Marcha Nacional por Lula Livre é lançada pelo MST em São Paulo

Movimento terá três colunas de marchadores seguindo rumo a Brasília para participar do grande ato pelo registro da candidatura de Lula no TSE

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) lançou oficialmente nesta sexta-feira (3) a Marcha Nacional do Lula Livre. A festa aconteceu no Armazém do Campo, em São Paulo e teve também a participação de lideranças do Levante Popular da Juventude, Movimento dos Pequenos Agricultores, PCdoB e outros.

Os militantes vão caminhar cerca de cinquenta quilômetros em cinco dias. As fileiras saem de três cidades — Formosa (GO), Luziânia (GO) e Engenho das Lages (DF) em direção à capital federal no dia dez de agosto. Chegam no dia 15, data do registro da candidatura de Lula pelo TSE com grande ato popular.

A tática não é nova, o MST marchou em 1997, 1999 e 2005 por diferentes reivindicações. O coordenador Márcio Santos explica as razões do movimento para a retomada desse tipo de ação de resistência: “Nessa conjuntura difícil, nossa marcha assume um caráter de denúncia e rebeldia. É muito importante o MST se colocar em marcha novamente pela classe trabalhadora”

Também compareceu o deputado federal Nilto Tatto, representando o PT. Ele fez um paralelo entre as injustiças contra o povo do campo com as que Lula hoje enfrenta. “Talvez ele seja a expressão maior de um processo de criminalização dos movimentos sociais e das lideranças do povo. No ano passamos, batemos recorde de assassinatos no campo, quilombolas, índios, sem-terras e ambientalistas”.

Tatto reafirmou a importância da marcha como símbolo de resistência e vontade popular. “O povo sabe que tinha na mão um projeto que estava em andamento e foi interrompido e precisa ser retomado. E que a esperança desse povo tá presa lá em Curitiba.”

O evento também contou com atos em solidariedade e apoio ao seis companheiros em greve de fome desde o dia 31 de julho.

Da Redaçâo Agência PT de Notícias