Marcio Macedo: MG se transformou na capital brasileira da esperança

Mineiros deram o recado de que querem um país mais justo, tolerante e responsável para com seu povo

Ricardo Stuckert

Lula participa de ato cultural em Cordisburgo

A caravana Lula Pelo Brasil em Minas Gerais foi vitoriosa. Mais do que isso: um sucesso. Durante uma semana, o Estado mineiro se revestiu do clima de esperança e viveu momentos inesquecíveis com a presença do ex-presidente Lula. Foram mais de 1,6 mil quilômetros, num roteiro que passou por vinte cidades.

Fomos ao Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha, ao Norte de Minas e finalizamos na capital de todos os mineiros, Belo Horizonte, que reuniu uma multidão numa demonstração de amor do povo por Lula.

Nesta edição da caravana, discutimos temas vitais ao nosso país, como a soberania nacional, o meio ambiente, a crise hídrica e a retomada do desenvolvimento. Os mineiros deram o recado de que querem um país mais justo, tolerante e responsável para com seu povo.

As experiências, ao longo da caravana, foram as mais variadas, todas elas com muito significado. Em Governador Valadares, estivemos às margens do rio Doce, numa das áreas mais atingidas pelo desastre ambiental de Mariana, que dificultou o consumo de água humano e animal e a cadeia produtiva local. Lula realizou ali um ato em defesa da vida, do desenvolvimento sustentável, e denunciando a tragédia ocorrida.

Também destaco a reunião com diversos reitores de universidades de Minas Gerais, em Diamantina, e o ato cultural belíssimo em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, da gente que sabe fazer arte e que recebeu o presidente com amor, alegria e expressões artísticas.

Tivemos alguns atos simbólicos, como a visita, em Cordisburgo, ao museu de um dos maiores escritores do século 20, Guimarães Rosa, e a ida à casa onde Juscelino Kubitschek morou em Diamantina. Faço aqui um adendo: assim como JK e Getúlio Vargas, Lula se consagra como um dos maiores estadistas do Brasil.

Em Periquito, Lula viveu uma experiência extraordinária. Ele foi até o viveiro de mudas do Movimento Sem Terra (MST), realizado em parceria com o Governo do Estado, para replantar e recuperar as nascentes através de plantas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado.

Em Montes Claros, Norte de Minas, fomos a um assentamento para conhecer uma iniciativa maravilhosa de irrigação por gotejamento, realizada por famílias que administram e produzem a horta sem produtos químicos

No Vale do Jequitinhonha, em Rubelita, vimos cisternas, implantadas através do programa Água Para Todos, idealizado por Lula. Esta iniciativa visa abastecer a população em áreas com escassez de água.

Todos estes atos ocorridos durante a caravana foram reverberados para milhões de brasileiros e tiveram amplo alcance nas redes sociais. Mesmo com a grande mídia boicotando os nossos eventos, os registros pela internet alcançaram 23.565.964 usuários no Facebook.

Isso gerou mais de 6, 7 milhões de reações, comentários e compartilhamentos só nas redes do PT. Além disso, mais de 11,4 milhões de visualizações em vídeos foram registradas nos perfis do partido. No Twitter, a expressão “Lula Pelo Brasil” esteve entre os assuntos mais comentados. Lula esteve quatro vezes entre os mais citados e as menções a ele praticamente dobraram durante o período da caravana.

Assim como ocorreu no Nordeste, a caravana em Minas Gerais mostrou que somente Lula será capaz de, dialogando com o povo, recolocar o país no rumo certo. No olhar de cada mineiro, o sentimento era um só: o da esperança. Lula, com sua sensibilidade e capacidade única de se comunicar com as pessoas, é o elo para unir outra vez o Brasil.

Marcio Macedo é vice-presidente nacional do PT e coordenador da caravana Lula pelo Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast