Marco Maia

dep.marcomaia@camara.leg.br
(62) 3215-5964

Marco Maia nasceu em 27 de dezembro de 1965. Natural de Canoas (RS), foi reeleito em 2014 para o seu quarto mandato parlamentar conquistando 133.639 votos.

Maia tem a profissão de metalúrgico e torneiro mecânico. A sua vida política iniciou na Pastoral da Igreja e durante 15 anos atuou no sindicalismo, foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos e da CUT. Possui experiência em negociações e relações trabalhistas internacionais.

O deputado federal também foi Secretário de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado do RS, no Governo Olívio Dutra, e Presidente da Trensurb, no Governo Lula.

No Legislativo Federal, Marco Maia foi titular das comissões de Trabalho e Administração Pública e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, relator da CPI do Tráfego Aéreo e da CPMI da Petrobras, coordenador da Comissão da Estiagem no RS, Vice-Presidente da Câmara dos Deputados e o 4º gaúcho na história a ser eleito Presidente da Câmara dos Deputados.

Por ser o Presidente da Câmara, segundo posto na ordem de sucessão, Maia assumiu a Presidência da República, interinamente, por quatro vezes, sempre que a presidenta eleita Dilma e o então vice-presidente Michel Temer realizaram missões oficiais ao exterior.

Tem o perfil de hábil negociador e articulador, sempre disposto ao diálogo, firme na condução dos trabalhos na Câmara, obstinado na defesa dos direitos dos trabalhadores, fiel aos compromissos assumidos.

Foi reconhecido em 2014, pelo oitavo ano consecutivo, como um dos 100 Cabeças do Congresso Nacional, em pesquisa realizada pelo DIAP.