Marta está de mau humor, diz Juca

Ex-ministra fez duras críticas em entrevista. Para ministro, gestão de Marta na Cultura não foi tão boa

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, reagiu, nesta segunda-feira (12), às críticas da ex-ministra Marta Suplicy. Em entrevista ao jornal “Estado de S. Paulo”, Marta afirmou que a gestão de Juca à frente do Ministério da Cultura “foi muito ruim”. Para o novo ministro, Marta está “manifestando um mau humor”.

“Ela quis atirar em Deus e acabou acertando em um padre de uma paróquia. O problema dela é com o partido dela, que é o meu também, é com a presidenta da República, é com o desejo já de algum tempo de ser candidata”, afirmou Juca aos jornalistas, após assumir o cargo.

A ex-ministra entregou à Controladoria-Geral da União (CGU), nesta segunda, documento com supostas denúncias sobre a gestão de Juca à frente do Ministério da Cultura, entre 2008 e 2010.

O novo gestor da pasta disse ter se sentido “agredido” com as afirmações de Marta. “Me senti (agredido) com a irresponsabilidade como ela tratou uma pessoa honesta, com quase 50 anos de vida pública e não tem um desvio sequer”, justificou o ministro.

Juca também rebateu as acusações de Marta sobre supostas irregularidades no repasse de verbas do Ministério da Cultura à Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) no período em que esteve à frente da pasta.

“Eu boto a mão no fogo pelas pessoas da Sociedade de Amigos da Cinemateca. Não fomos nós que estabelecemos uma parceria, vem desde os anos 1940. Vamos ter paciência e esperar o posicionamento da CGU”, explicou.

Além disso, o novo ministro da Cultura fez uma crítica velada à gestão de Marta Suplicy à frente do ministério. Segundo ele, a gestão da petista “não foi tão boa quanto ela foi prefeita”.

“Em relação à Marta, quando voltei do exílio, a Marta tinha um programa de televisão e eu fiquei fã dela, pela coragem de defender a sexualidade feminina. Depois minha admiração cresceu quando ela foi prefeita de São Paulo, foi uma boa prefeita”, disse Juca.

“Agora, como ministra, eu não tenho avaliação, mas tenho recebido os resultados da comissão de transição. Diria que ela não foi tão boa quanto ela foi prefeita”, completou o ministro.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast