Mato Grosso foi o estado que mais reduziu evasão escolar em 2014

No País, Mato Grosso também foi o que mais reduziu a taxa de desistência dos alunos entre 2007 e 2014, período em que o Partido dos Trabalhadores dirigiu a Secretaria de Estado de Educação

O estado de Mato Grosso registrou a menor taxa de evasão escolar no ensino fundamental em 2014. É o que aponta os dados do Ministério da Educação, divulgados nessa quarta-feira (2). O índice ficou em 0,6%.

No País, Mato Grosso também foi o que mais reduziu a taxa de desistência dos alunos entre 2007 e 2014, período em que o Partido dos Trabalhadores dirigiu a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A taxa de redução foi de 6,3%.

De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, Mato Grosso liderou em 2014 o ranking dos Estados com menor desistência escolar, ficando à frente de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

Para o ex-secretário de Educação do Mato Grosso e atual deputado federal, Ságuas Moraes (PT), o resultado positivo de praticamente eliminação do abandono no Ensino Fundamental no Estado se deve às políticas pedagógicas implementadas entre 2007 e 2014.

Entre elas, Moraes cita o fortalecimento da atuação dos professores articuladores e a implantação do diário eletrônico.

O deputado destaca que, na sua gestão à frente da secretaria de Educação do estado, o professor articulador desempenhou papel fundamental, principalmente no auxílio aos estudantes com dificuldade de aprendizagem.

“As crianças com dificuldade de aprendizagem recebiam o auxílio pedagógico desses profissionais para poderem aprender e continuar acompanhando o ritmo dos colegas de turma”, explica.

Ságuas Moraes ressalta que “não conseguir acompanhar os conteúdos das disciplinas é um dos motivos de desanimo que levam a evasão, e conseguimos superar isso em grande medida”.

O ex-secretário também comentou que com o diário eletrônico os professores passaram a lançar mensalmente no Sistema Educacional online da Seduc, as presenças e faltas dos alunos.

“Dessa forma, os gestores da Secretaria junto com as direções das Escolas puderam acompanhar mais de perto os estudantes que mais faltavam e assim desenvolver junto às famílias ações para redução dessas ausências, evitando a evasão”, lembra.

Rosa Neide, que também foi secretária de Educação do Mato Grosso, comemorou a baixa evasão no Ensino Fundamental no período em que ela e Ságuas dirigiram a Seduc.

Segundo a ex-secretária, a taxa de evasão de 0,6% em 2014 se compara a índices de países desenvolvidos. Neide destaca que essa vitória deve-se além do trabalho da Secretaria, “ao compromisso dos educadores, ao envolvimento das famílias, e a dedicação dos estudantes”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast