Mauá: em Debate, Donisete Braga mostra que é o mais experiente

Em debate do G1, candidato petista à prefeitura da cidade falou de seu trabalho como gestor, ressaltando ações na área de saneamento, transporte e educação

Donisete mostrou que é mais capacitado para governar Mauá (Foto: reprodução)

Na tarde desta quinta-feira (27) foi realizado um debate transmitido pelo portal de notícias “G1” com os candidatos à prefeitura de Mauá, na região metropolitana de São Paulo.

O atual prefeito, Donisete Braga (PT), apresentou o legado que construiu para a cidade e falou dos planos para um próximo mandato, enquanto o adversário Átila Jacomussi (PSB) apelou para ataques pessoais e factoides.

O primeiro bloco de perguntas começou com a questão do lixo e Donisete explicou como implantou uma política de reciclagem de resíduos sólidos, em parceria com a cooperativa de coleta Coopercata.  “Quero dizer que é a primeira vez em Mauá que temos Ecopontos”, disse o prefeito.

Átila acusou o prefeito de ter sido omisso com o aterro sanitário do município, mas foi obrigado a escutar que o aterro foi criado ainda na época de Leonel Damo, ex-prefeito da cidade e marido da vice de Átila.

Donisete disse que está comprometido a lidar com essa questão com uma usina de energia. “Vamos recuperar a capacidade de geração de energia e vamos criar a unidade de geração de energia a partir de resíduos sólidos”, afirmou.

Transporte público

O tema que veio a seguir foi transporte público, um dos principais focos de ação de Donisete, que precisou enfrentar a empresa Cidade Mauá e abrir um processo licitatório, renovando 100% da frota.

“Hoje temos 46 mil pessoas que utilizam a gratuidade, bem como 20mil alunos que utilizam passe livre”, afirmou. “Hoje qualquer morador da cidade pode ir até o terminal, carregar o seu cartão e pagar R$ 3,80. É bom reforçar que já licitamos três terminais para a cidade, a próxima etapa é a construção do novo terminal central”.

Saúde

Quando o debate passou para o tema da saúde, Átila atacou o prefeito afirmando que ele teria fechado o pronto-socorro de um hospital, mas foi desmentido em seguida.

“A população de Mauá ficou em polvorosa porque o candidato Átila saiu com um carro de som falando que fechamos o hospital. Nós não fechamos, estamos fazendo reforma e vamos reabrir antes do final do ano com tudo renovado”, explicou Donisete.

Saneamento

Quando o debate passou para a questão do saneamento, Donisete pode falar de todo o trabalho que realizou para trazer o tratamento de esgoto para a cidade.

O candidato explicou que “é a primeira vez na história de Mauá que se trata 50% do esgoto e até 2017 vamos tratar 100%. Vamos construir uma nova rede de distribuição e três reservatórios, e com isso avançar muito na questão da água e do esgoto da cidade”

Segurança pública

Donisete lembrou que investiu na renovação da guarda municipal e em um sistema de monitoramento por câmeras. “Fizemos concurso para trazer mais 150 guardas municipais, para atuarem nas UPAS e nas Escolas”, acrescentou.

 

Educação

 

Na área de educação, Donisete se sobressaiu ao falar das 1500 vagas que foram criadas com a construção de três novas escolas municipais. “Nossa meta e lógica é aumentar o número de salas de aula, mas é importante destacar que assumimos um compromisso em 2012. Quero reafirmar nosso compromisso com a educação”.

Além disso, o prefeito petista foi responsável pela construção do CEU das artes e pela licitação de mais três Centros de Educação Unificada, propostas das quais o candidato da oposição  tenta se apropriar.

Urbanização e lazer

No tema que encerrou o debate, mais uma vez Donisete mostrou que foi um prefeito atuante, entregando 840 unidades habitacionais em parceria com o governo federal, remanejando famílias de áreas de risco e abrindo processos de licitação para mais 880 habitações.

Donisete deve entregar o Parque da Juventude até o final do ano. A obra, que é contrapartida à construção do Rodoanel, teve atrasos por conta de problemas com repasse de verbas do governo estadual de Geraldo Alckmin, mas será entregue até o final do ano.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast