Mauá: prefeito investe em saneamento e reorganiza serviço de saúde

Prefeito Donisete Braga, do PT, reestruturou sistema de saúde municipal e apostou em saneamento básico para melhorar qualidade de vida da população

Foto: Prefeitura de Mauá

Em dezembro de 2014, a cidade de Mauá, localizada na região metropolitana de São Paulo, completou 60 anos de fundação. O presente para os seus mais de 450 mil habitantes não poderia ser mais providencial. No mesmo dia, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto do município, no bairro Capuava.

Até então, apenas 5% do esgoto coletado era tratado. O restante dos dejetos corria pelos córregos e pelo rio Tamanduateí, que nasce na cidade e é o terceiro maior afluente do rio Tietê.

O serviço começou a funcionar em maio de 2015 e já trata 50% de todo o esgoto produzido, enquanto a coleta atinge 97% das moradias. A meta da atual gestão, sob comando do prefeito Donisete Braga (PT), pré-candidato à reeleição, é atingir 100% de tratamento do esgotamento sanitário em até um ano.

Para se ter uma ideia do tamanho desta evolução, em todo o Brasil apenas 15 municípios tratam 80% do esgoto. Na região do ABC Paulista, da qual Mauá faz parte, a cidade de São Caetano do Sul é a única a dar destinação adequada a 100% dos dejetos.

A estação de tratamento conta com sistema moderno e três tanques, com vazão média de 375 litros de esgoto por segundo cada, e é operada por empresa concessionária, sob supervisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep), entidade responsável por garantir qualidade dos serviços prestados e tarifas cobradas.

Estação de Tratamento de Esgoto

Estação de Tratamento de Esgoto

Donisete não tem dúvidas de que essa nova realidade está diretamente relacionada à melhoria da saúde da população. “Para cada real investido em saneamento, economizamos cerca de quatro reais na saúde pública. Estamos tratando essa questão do saneamento com muito carinho e temos conseguido avançar bastante”, comemora.

Após a parceria bem-sucedida para solucionar a questão do esgoto, a prefeitura planeja dar o mesmo encaminhamento ao abastecimento de água, concretizando as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado com ampla participação da sociedade.

Atualmente, o serviço é oferecido pela Sabesp e sofre perdas expressivas por vazamentos, devido à rede obsoleta e à falta de manutenção. Para possibilitar a modernização do sistema, evitando desperdícios, sem que o poder público perca o controle sobre os serviços, além da atuação da Arsep, a prefeitura irá fortalecer a SAMA (Saneamento Básico de Mauá), autarquia que opera o sistema de distribuição de água.

Saúde em dia
Além do empenho para estruturar um bom serviço de saneamento básico, a gestão do prefeito Donisete Braga vem promovendo a reorganização do serviço de saúde, o que se traduz em uma importante conquista: a redução do índice de mortalidade infantil de 15,34 para 11,64 por cada mil nascidos.

Para atingir esse resultado, o município investiu na ampliação das ações de pré-natal e acompanhamento da gestante e bebê e na capacitação dos profissionais da área.

“Isso se deveu em grande parte também a ao importante trabalho dos agentes comunitários de saúde. O agente atua de casa em casa e trabalha no seu território, o que é um facilitador, já que ele conhece a localidade, as pessoas, e isso gera uma relação de confiabilidade nas orientações, especialmente na questão do pré-natal”, avalia o prefeito.

De 2013 para cá, o quadro de agentes comunitários de saúde evoluiu de 184 para 330 profissionais. Mauá também foi a cidade da região que mais recebeu profissionais do programa Mais Médicos. Ao todo, 47 médicos cubanos chegaram ao município para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Naiara Batista Pereira, dona de casa, fez todo o pré-natal na UBS Primavera e aprova o atendimento. “Foi muito bom. Fiz todos os exames, ultrassonografia pra acompanhar se o bebê estava bem, não tenho do que reclamar”.

O parto de Naiara foi realizado no Hospital Nardini, principal hospital da cidade, que teve as alas de UTI neonatal e psiquiatria reformadas na atual gestão.

Naiara Batista Pereira e sua bebê, na UBS Primavera

Naiara Batista Pereira e sua bebê, na UBS Primavera

Apesar das dificuldades orçamentárias – dos R$ 150 milhões previstos para este ano, R$ 125 milhões já foram empregados – a atual gestão considera a saúde como prioridade.

Desde 2013, 15 das 23 unidades de atendimento básico foram reformadas e uma nova, no bairro Jardim Oratório, um dos mais populosos da cidade, foi entregue. Até dezembro deste ano, a UBS do bairro Itapark também deverá estar pronta para atender a população.

Pensando na qualidade de vida do cidadão da terceira idade, a prefeitura desenvolveu ainda o programa “Mauá de bem com a vida”, que incentiva a prática de exercícios nas academias ao ar livre, além de caminhadas e outras atividades que melhoram a saúde e a autoestima dos participantes.

imagem-idosos-Mauá

 

Por Luciana Arroyo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast