MEC divulga notas médias do Enem

Notas individuais serão liberadas aos alunos ainda nesta terça. Ao todo, 6,1 milhões de pessoas realizaram as provas, em 2014

Cid Gomes, do MEC: mais tecnologia para tornar o Enem cada vez mais efetivo

O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta terça-feira (13), as notas médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A média nas provas de ciências humanas foi de 546,5 e 482,2, em ciências da natureza. Além disso, a média para linguagens e códigos foi de 507,9 e para matemática, 473,5.

Cerca de 8,7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem em 2014 e 6,1 milhões realizaram as provas nos dias 8 e 9 de novembro. A quantidade de inscritos foi recorde e 21,6% maior em relação a 2013. Comparado a 2009, o número de estudantes dobrou.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 250 estudantes obtiveram nota máxima em redação, ou seja, mil pontos. Além disso, mais de 35 mil alunos tiraram notas entre 901 e 999 na redação.

Entre os estudantes que fizeram o Enem como forma de certificação para o ensino médio, 67,2 mil alcançaram os requisitos para obter o certificado.

De acordo com o presidente do Inep, Francisco Teixeira, as notas do Enem serão liberadas para consulta individual ainda nesta terça-feira, no site do programa. O espelho da redação com as informações sobre a correção da prova deve ser liberado em até 60 dias.

Para verificar a nota, é preciso que o candidato insira o número de inscrição do Enem, CPF e senha. Em caso de dúvidas, o estudante pode ligar, de forma gratuita, para o telefone de auxílio do Enem (0800-616161).

As notas do Enem poderão ser utilizadas para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre 19 e 22 de janeiro. De acordo com o Ministério da Educação, serão 205 mil vagas em cursos de ensino superior em instituições públicas.

A nota do Enem também é exigência para concorrer às vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições para o programa serão abertas no dia 26 de janeiro e seguirão até dia 29 do mesmo mês.

Além disso, o Enem é utilizado como critério no Financiamento Estudantil (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Variação – O Inep também divulgou a variação das notas para as áreas avaliadas pelo Enem. Os valores servem de parâmetro para que o aluno avalie se foi bem ou não nas provas.

Para ciências humanas, a nota mínima é de 324,8 pontos e a máxima, de 862,1. Em ciências da natureza, a nota mínima deve ser de 330,6 pontos e a máxima, 876,4.

Ainda segundo o Inep, a pontuação mínima para linguagens e códigos deve ser de 306,2 pontos e 814,2, a máxima. Em matemática, a nota mínima é de 318,5 e a máxima, 973,6.

Enem online – O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou, durante a coletiva para apresentar os dados do Enem, que pretende apresentar à presidenta Dilma Rousseff uma proposta de realizar o exame de forma remota, pelo computador.

“Devemos trabalhar com a tecnologia para poder ter o Enem o tempo inteiro, toda hora, todo dia. Podemos ter diversos locais pelo País com computadores e salas seguras”, defendeu o ministro.

Cid Gomes afirmou que, para implementar o Enem remoto, será preciso criar um banco de questões. “O primeiro passo é fazer um grande edital público para professores apresentarem perguntas para que tenhamos um banco de questões com mais de 8 mil itens”, explicou o ministro.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast