MEC abre portal do Plano Nacional de Educação

Além de servir a prefeituras e governos estaduais para planejar ações, sítio permite acompanhamento das metas pelos cidadãos

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançou nesta segunda-feira (4) o portal do Plano Nacional de Educação (PNE), para servir de apoio para gestores públicos na elaboração dos planos estaduais e municipais. Nele será possível consultar dados dos municípios e estados, e acompanhar o cumprimento das metas.

O PNE estabelece 20 metas para a educação a serem cumpridas nos próximos dez anos, até 2024. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar.

“O PNE tem um compromisso muito grande com o acesso e qualidade e também uma preocupação em reduzir as desigualdades educacionais que o Brasil tem”, disse o ministro da Educação, Henrique Paim.

Além de subsídios técnicos, o portal Planejando a Próxima Década também é uma ferramenta para que a sociedade acompanhe a situação de estados e municípios em relação à meta nacional.

“A educação básica vai dar condições de justiça social, consciência política, cidadania, para que possamos ter uma sociedade mais justa, homogênea e com menos desigualdade”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast