Medidas ilegais contra Lula geram reação no Brasil e no mundo

De condução coercitiva espetaculosa a apreensão de passaporte despropositada, medidas de exceção contra Lula causam revolta nacional e internacional

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula vestindo camisa recebida de Evo Morales, no Rio de Janeiro

Não é de hoje que o ex-presidente Lula é perseguido e alvo de toda a sorte de medidas antijurídicas por parte de autoridades de investigação e alguns setores do Poder Judiciário. As duas últimas – condenação sem provas e a apreensão de seu passaporte por um juiz de Brasília  às vésperas de uma viagem à África para participar de um evento contra a fome – são de tal forma aberrantes que geraram comoção em escala mundial.

Veja, abaixo, como têm reagido personalidades nacionais e internacionais a respeito da perseguição ilegal que sofre Lula no Brasil.

1 – Jean-Luc Melenchon

O filósofo, político e ex-ministro da Educação da França afirmou que a perseguição a Lula representa “uma negação da democracia, com o objetivo de impedi-lo de ser novamente candidato, porque todas as pesquisas o apontam como reeleito nas próximas eleições”. Disse ainda que “os corruptos são os promotores da condenação, um escândalo fomentado pelo criminoso (Michel) Temer, presidente corrupto até a medula que já promoveu a condenação e destituição da presidenta Dilma Rousseff com a cumplicidade dos juízes”.

2 – Adolfo Pérez Esquivel


O escultor argentino, defensor dos direitos humanos e Prêmio Nobel da Paz em 1980, disse que “defender Lula é defender a democracia no Brasil e na América Latina, frente aos golpes de Estado brancos. Os juízes vêm insistindo em perseguir Lula para tirá-lo da carreira presidencial.”

1 – Toni Negri

Para o filófoso italiano, a condenação de Lula representa a consumação do golpe de Estado no Brasil, que teve início com a deposição, em 2016, da presidenta eleita Dilma Roussett do cargo para o qual fora eleita.

4 – Paulo Sérgio Pinheiro

O diplomata, membro da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro de Direitos Humanos do governo Fernando Henrique Cardoso disse: “O Poder Judiciário (do Brasil) assume o papel de assessor do golpe. Uma decisão extremamente politizada. Apesar de os juízes tentarem mostrar que respeitam a democracia, foi uma grande farsa, a segunda parte da farsa desde o impeachment.”

5 – Dom Angélico Bernardino

O bispo de Blumenau (SC), ex-presidente da Regional Sul da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), disse: “Para muitos, o golpe ficará pela metade se não houver o banimento político de Lula. Isso é um desserviço à democracia. Não basta acusar alguém. É preciso realmente apresentar provas consistentes e depois em juízo para que haja ampla defesa. Nesse julgamento do Lula está havendo uma pressa que é uma coisa impressionante.”

6 – Manuel Carvalho

O historiador e jornalista português, comentarista da RTP (Rádio e Televisão de Portugal) e articulista do jornal O Público, disse: “A Justiça não poupou nos meios (para condenar Lula), levantando o segredo de justiça, revelando escutas em advogados de Lula, autorizando uma infame detenção numa madrugada na qual, ao atentar contra a dignidade de uma pessoa, os juízes ajudaram a destruir a dignidade da democracia brasileira.”

7 – Jonathan Watts


O ex-correspondente na América Latina e atual editor do jornal britânico The Guardian assim se manifestou em sua conta no Twitter: “Os juízes brasileiros são culpados por agir com parcialidade ao acelerar o processo e condenação de Lula e deixar de agir em casos com mais provas e de crimes mais graves, como os de Temer, Aécio e Jucá. Qualquer democrata deveria estar preocupado. Quando as instituições falham, ditadores se levantam”

8 – Jorge Furtado

O premiado cineasta e escritor gaúcho assim escreveu, no dia seguinte à condenação de Lula no TRF-4, em sua conta no Facebook:

“Até ontem ( eu não sabia se ia votar no Ciro, na Manoela ou no Lula. Desde ontem, votar no Lula passou a ser um dever cívico, uma obrigação moral. Lula, está provado, é a maior ameaça aos donos no poder no Brasil, a pedra no caminho da nossa elite rentista, golpista, corrupta e escravagista. Só o Lula pode fazer com que o governo seja o contraponto ao absurdo poder das elites brasileiras. (Elite econômica, que fique claro, são geralmente iletrados, ignorantes e de péssimo gosto.)”

“O papel a que se prestaram os juízes ensaiados, incapazes de encontrar uma falha sequer na bizarra sentença de Sergio Moro, só não é mais deprimente que o papel dos sabujos amestrados da imprensa. Pelo tanto que se rebaixam para agradar seus patrões percebemos o tanto que precisam dos seus empregos.”

Por Vinícius Segalla, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast