Memória seletiva de FHC é desrespeito ao povo

Ex-presidente disse que a corrupção no Brasil “é uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê”

sessao-solene-20-anos-plano-real201402250006 (1)

Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

A declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) de que a corrupção na Petrobras é um fato novo no Brasil incomodou parlamentares petistas. A fala foi considerada uma ofensa aos brasileiros que conhecem a história recente da política no País.

Em entrevista ao canal “Globo News” na noite de quinta-feira (19), o tucano afirmou que a corrupção no Brasil “é uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê”. A declaração foi uma referência à fala da presidenta Dilma Rousseff  dita na segunda-feira (16), de que a corrupção é uma “senhora bastante idosa” neste País.

Para o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), a frase o ex-presidente é um desrespeito às pessoas que conhecem  minimamente a história do Brasil. Segundo ele, o equívoco de FHC se deu pela sanha de atacar o PT e a presidenta Dilma. “É preciso perguntar ao ex-presidente por que algumas pessoas esconderam dinheiro no banco HSBC no exterior, desde a década de 1990”, questiona o deputado.

A história comprova que muito antes de deflagrada a Lava Jato, denúncias sobre esquemas fraudulentos na petrolífera despontavam, ainda que timidamente, na mídia.

Em 1996, o jornalista Paulo Francis, então apresentador do programa “Manhattan Connection”, denunciou o que seria o embrião do esquema de corrupção na Petrobras. “Roubam… superfaturamento…é a maior quadrilha que já existiu no Brasil”, declarou, ao vivo. A imprensa não deu repercussão ao assunto e Francis chegou a ser processado pela acusação.

Outros atos de corrupção ocorridos durante a era tucana são considerados tão graves para o deputado quanto os descobertos recentemente. Fontana diz ser no mínimo estranho FHC desconhecer o mensalão mineiro e as investigações sobre os casos de corrupção na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), também conhecido como o trensalão tucano, durante os governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB.

O parlamentar ressalta que desde 2003 os governos do PT buscaram combater de forma efetiva a corrupção. Em 2001, havia cerca de quatro mil processos de investigação de corrupção parados nas gavetas do então procurador-geral República, Geraldo Brindeiro, marcado como o “engavetador-geral da República”.

Fontana destacou ainda o fortalecimento e a autonomia conquistados pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP), que não sofrem mais qualquer intervenção do Executivo.

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) acredita que a afirmação de FHC revela que o intelecto do ex-presidente está sendo prejudicado pela disputa partidária e pelo ódio político.

“Ao dizer que a corrupção no Brasil é um bebê, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dá mostras indiscutíveis de senilidade”, afirma a deputada.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast