Mensagem do Partido dos Trabalhadores aos companheiros do MST

José Cruz/Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores apoia vigorosamente as ações da Jornada Nacional de Lutas de Outubro, que o MST vem realizando em Brasília e em vários estados, com ocupações pacíficas no Ministério do Planejamento, sedes regionais do INCRA e em fazendas improdutivas.

É um justíssimo protesto contra o desmonte das políticas públicas de reforma agrária, de apoio à agricultura familiar e promoção da segurança alimentar implantadas nos governos do PT, que foram impulsionadas pelo diálogo democrático com os trabalhadores e trabalhadoras do campo.

A proposta de Lei do Orçamento do governo golpista para 2018 representa um golpe mortal para milhões de agricultores responsáveis pela produção de mais de 70% da comida que chega aos lares brasileiros, além de contribuir significativamente para a exportação de produtos agrícolas.

Os recursos para desapropriação de terras foram cortados em 86,7%. Os cortes na assistência técnica aos assentados também alcançam 85% e, nos projetos para a promoção da educação no campo, a redução chega a 86,1%.

Os recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram reduzidos de R$ 318,627 milhões, no ano passado, para R$ 750 mil neste ano. Praticamente acabam com o programa. É importante recordar que o PAA, aliado ao Bolsa Família e a um conjunto de políticas fundiárias, educacionais e de assistência técnica, foi um dos responsáveis pela superação da fome no Brasil.

O desmonte dessas políticas, que já vinha ocorrendo desde o início do governo golpista, fez o Brasil voltar ao Mapa da Fome elaborado pela Organização das Nações Unidas/FAO. A luta dos companheiros do MST é de todos os brasileiros e conta com a irrestrita solidariedade do PT.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT