Mídia reconhece ação por internet civilizada

Editorial do jornal “Estado de S. Paulo” destaca o programa Humaniza Redes como importante ação para “limitar os efeitos da selvageria na internet”

Lançado no último dia 7 de abril, o programa Humaniza Redes, do governo federal, é considerado um importante passo para reduzir as violações de direitos humanos na internet.

A iniciativa visa garantir mais segurança e respeito no compartilhamento de informações, segundo destacou editorial do jornal “Estado de S. Paulo”, publicado nesta segunda-feira (13).

“Trata-se de uma necessária ação do Estado para tentar ao menos limitar os efeitos da selvageria na internet”, afirma.

O texto classifica a ação como uma forma de tornar a rede um local mais democrático e livre de crimes de ódio. Além disso, para o jornal, é importante a “disposição do Brasil de fazer da internet a tribuna mais franca possível”.

O Humaniza Redes quer incentivar a denúncia de violações de direitos e incitação à crimes de ódio, prevenir e responsabilizar agentes responsáveis por esse tipo de conduta.

Para isso, o governo oferece um canal de ouvidoria online para receber e mapear informações sobre cometimento de violações na rede. Por meio do site oficial, é possível denunciar casos de violência contra as mulheres, racismo, intolerância religiosa, homofobia, entre outros.

A ferramenta oferece também atendimento psicológico para vítimas de agressões virtuais. As denúncias formalizadas serão encaminhadas às autoridades competentes para investigação e possível punição.

O veículo pretende também orientar internautas sobre como se prevenir de ataques, baseado em regulamentos jurídicos como o Marco Civil, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal.

O programa pretende ainda estimular o respeito a segurança de dados pessoais e de navegação na internet.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PT Cast