“Militante do PT não abaixa a cabeça”, diz Rui Falcão após ataques

Após atentados contra sede do PT em SP, militantes de esquerda fazem ato de desagravo; no Twitter, a tag #SomosTodosPT ficou entre as mais comentadas

(foto: Paulo Pinto/Agência PT)

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo, foi palco de um ato de solidariedade de petistas, entidades de esquerda e ativistas suprapartidários na noite desta sexta (1). Personalidades discursaram em favor da democracia e contra o ódio e deram um abraço simbólico no edifício localizado no centro da capital.

No dia anterior, a sede havia sido atacada duas vezes pela mesma pessoa, Emilson Chaves da Silva, de 38 anos. Na primeira tentativa, durante a madrugada, o homem quebrou os vidros da recepção com uma picareta, foi detido e levado à delegacia por policiais militares.

Liberado logo depois, ele ameaçou em uma rede social que voltaria a atacar o partido. Durante a tarde, cumpriu a palavra e voltou, atirando uma bomba caseira de alto poder de destruição na recepção do prédio. Por sorte, o artefato não acendeu.

No ato desta noite, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, exaltou a militância petista. “São em momentos como esse que vemos como o PT é forte. Como existe unidade entre nós; não apenas em defesa de um partido ou de uma sede. É em defesa de uma causa”.

Para ele, uma das razões do ataque é que há quem semeie o ódio social. “A pessoa que nos atacou realmente tem problemas mentais. O que leva uma pessoa, que poderia ter atacado qualquer lugar, porque é desequilibrado, vir duas vezes na sede do PT? Ou alguém o orientou ou está contaminado com essa campanha de ódio e de intolerância contra o nosso partido”, afirmou.

PINT2113

(foto: Paulo Pinto/Agência PT)

Rui Falcão disse que há quem não tolere o PT por ter ganho quatro eleições presidenciais e ter mudado o País para melhor. Por fim, agradeceu os militantes presentes e os milhões por todo o Brasil.

“A resistência e a solidariedade que vocês nos trazem têm um significado elevadíssimo. Ontem, recebemos uma mensagem do presidente Lula nos animando e nos confortando para que a gente não abaixe a cabeça. E militante do PT não abaixa a cabeça!”.

Mais discursos
Outras lideranças também discursaram durante o ato. Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), Douglas Izzo, o PT está sendo atacado por suas políticas de inclusão social e por tirar milhões de pessoas da miséria.”Para a elite, essas medidas não importam em nada. Eles querem é uma política de exclusão”, analisou.

PINT2140

foto: Paulo Pinto/Agência PT

Já o deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, Zico Prado, exaltou a força da militância petista. “O nosso maior patrimônio são os nosso filiados. Cada vez que fazem coisas como essa aumentam a nossa força, coragem e vontade de lutar”.

Por sua vez, o presidente do diretório estadual do PT de São Paulo, Emidio de Souza, lembrou que não é a primeira vez que sedes do PT são atacadas, criticou a disseminação do ódio contra o partido pela mídia e exaltou a militância. “Onde tem petista, tem gente solidária”, afirmou aos presentes.

Abraço virtual
Milhares de internautas se mobilizaram, na noite desta sexta-feira (1), em defesa do Partido dos Trabalhadores no Twitter. A hashtag #SomosTodosPT alcançou o terceiro lugar no Trending Topics Brasil.

Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast