Militante do PT, Zezéu Ribeiro morre aos 66 anos

Militante do partido desde 1982, presidiu o diretório regional e integrou a Executiva Nacional

Faleceu na tarde desta quarta-feira (25), em São Paulo, aos 66 anos, o ex-deputado petista Zezéu Ribeiro. Atualmente, ele ocupava uma das cadeiras do  Tribunal de Contas da Bahia. Acometido por uma hemorragia digestiva, aguardava transplante de fígado, mas não resistiu ao agravamento de seu quadro de saúde. O PT divulgou nota de pesar na qual ressalta a importância de seu trabalho na construção do partido.

Militante desde 1982, Zezéu presidiu o partido na Bahia (1995-1999) e integrou o Diretório Nacional (2001-2003).

Em Salvador (BA), exerceu o mandato de vereador em três legislaturas, alcançando amplo reconhecimento. Elegeu-se deputado federal em 2002 e destacou-se pela defesa de moradias para a população de baixa renda além da luta para diminuição das desigualdades regionais.

Foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e autor da Lei da Assistência para Moradia de Interesse Social (Lei 11.888/08). Reeleito deputado federal em 2006 e 2010, licenciou-se do mandato em 2011 para assumir a Secretaria de Planejamento da Bahia.

Também em 2011 tornou-se presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan). Em março de 2012, reassumiu seu mandato na Câmara dos Deputados.

Leia a íntegra do texto divulgado pelo partido:

“Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Zezéu Ribeiro

O Diretório Nacional e o conjunto de dirigentes e militantes do Partido do Trabalhadores manifestam profundo pesar pelo falecimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), ex-deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), ocorrido nesta quarta-feira (25) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O companheiro Zezéu Ribeiro deixa a sua marca na história de construção do PT na Bahia e no País. Petista histórico e parlamentar atuante, ele se destacou no Parlamento pela defesa do desenvolvimento do Nordeste e na luta pela superação das desigualdades sociais no Brasil.

Neste momento de dor, a direção nacional do PT, em nome dos seus dirigentes e militantes, manifesta a sua solidariedade aos familiares, amigos e companheiros/as de luta de Zezéu Ribeiro.”

Da Redação da Agência PT de Notícias