Militantes de Paris divulgam carta em apoio a Lula

Além da carta de apoio, serão realizados atos na Torre Eiffel e enviados comunicados à imprensa denunciando o golpe e defendendo o ex-presidente

Solidariedade Internacional a Lula

“O núcleo do PT de Paris saúda todas companheiras e companheiros do Brasil, do mundo; com uma atenção especial  a todos que estarão presentes  em Porto no dia 24 de janeiro para acompanhar o julgamento do Lula.

Reafirmamos o nosso apoio ao companheiro Lula e informamos que  temos mobilizado a comunidade brasileira para assim manifestar o apoio internacional, tendo como palavra de ordem que  sem provas não se faz justiça e que eleições sem Lula é fraude!

Previmos três grandes ações que consistem em:

1.Distribuir a  imprensa francesa um comunicado onde lembramos a importância para a democracia brasileira do que pode vir a passar no dia 24 quando do julgamento do Lula; onde além de ser a segunda fase do Golpe, iniciado com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, pode vir a mergulhar o Brasil num retrocesso profundo e na arbitrariedade

2.Um flash mob, nomeado ” Eleição sem Lula é fraude” no próximo domingo, dia 21 de janeiro, próximo a torre Eiffel.

3. Uma roda de debates na noite do dia 24, chamando a comunidade brasileira e francesa para discutir sobre o destino do Brasil, destino este que estará intimamente ligado a decisão dada pela justiça neste dia; para assim determinar o tipo de organização/resistência  deveremos adotar para assegurar eleições democráticas em 2018.

Gostaríamos de lembrar que com o Lula abriu-se uma época de reconhecimento mundial.

Enfim  havíamos chegado ao tão esperado e prometido “Brasil, país do futuro”, éramos a personificação do futuro, de um futuro em que saímos do mapa da fome, do B de BRICs. Onde contávamos, de maneira soberana, digna, e neste tom sentávamos nas mesas de negociação pelo mundo afora.

Deixamos de ser o quintal dos Estados Unidos, passamos a privilegiar parcerias  com os países do BRICs, de países latino americanos e também adotamos uma nova postura com a África.

Lembramos que em 2010 o Times escolheu o Lula como o Homem do ano, que a Europa passou vulgarmente o denominar de o “Mandela do Brasil”.

A imprensa e governos de maneira quase unânime saudavam e acompanhavam com interesse a nova posição que o Brasil passou a ocupar no cenário mundial, a olhar com interesse os programas sociais que passaram a ser adotados de maneira massiva e que passaram a servir de exemplo para o mundo.

Os brasileiros que vivem fora do Brasil constataram que não somente o olhar sobre o nosso país mudou, que não éramos mais somente o país do carnaval e do futebol, mas que passamos a ser respeitados pelo estadista que elegemos por dois mandatos consecutivos.

Bem mais terra a terra , pela primeira vez passamos a ver a chegada de um grande número de estudantes de origem pobre na Europa, que se beneficiaram do programa “Ciência sem Fronteiras”.

Pela primeira vez não era mais somente a elite brasileira que vinha estudar na Europa, mas jovens pobres, que aliás eram os primeiros representantes de suas famílias a obter um diploma universitário.

Outro fator importante a ser lembrado é que para os brasileiros que vivem fora do Brasil tudo que o Lula prometeu quando de sua famosa “Carta para os Brasileiros que vivem fora de casa”, foi cumprido!

Pela primeira vez se instituiu políticas públicas destinadas aos brasileiros que vivem fora do Brasil.

Brasileiros, que em grande parte vivem em situação irregular, não podendo se beneficiar de nenhum apoio dos países onde vivem, vivendo em condição de trabalhadores não declarados, sem documentação necessária, contando exclusivamente com o único serviço publico brasileiro existente fora do Brasil, ou seja, os serviços consulares.

Com o Lula se modificou o tom dos Conselhos de cidadãos junto aos consulados, se abriu espaço para representantes da Comunidade, que passaram a ser ouvidos e a se encontrarem a nível mundial com outros representantes.

Foram adotadas políticas públicas que modificaram a situação de um grande número de nossos compatriotas. Foi instituída a possibilidade da retirada do FGTS fora do Brasil. Criou-se o canal, em alguns países , em parceria com a Caixa Econômica Federal, da criação de poupanças, visando a compra de uma casa própria no Brasil, além de taxas de câmbio mais favoráveis para envio de dinheiro ao Brasil. Instalou-se o número 180 fora do Brasil e com ele um princípio de discussão, sensibilização da situação da violência doméstica fora do Brasil. Estratégias foram adotadas para apoiar as mulheres sob os olhos da lei Maria da Penha.  Foram  discutidos e adotados  acordos em matéria de previdência social, facilitando a aposentadoria e finalmente a execução do EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS (ENCCEJA) nos consulados, que possibilita a continuidade dos estudos, mesmo para os que estão fora do território nacional.

Por tudo isto o núcleo do PT de Paris, junto com o Comitê de Anulação do Impeachment, a comunidade brasileira e franceses solidários reafirma o seu apoio ao companheiro Lula e diz alto e forte: Eleição sem o Lula é fraude!

Carla Orlandina Sanfelici”

Da Redação da Agência PT de Notícias