Militantes organizam caravanas para a posse de Dilma

PT montará palco para shows na Esplanada dos Ministérios. Jovens de Santa Catarina viajarão à Brasília em Kombi estilizada

A posse da presidenta reeleita pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro de 2015, será acompanhada de perto por milhares de militantes de todo País. Para fazer do momento uma grande comemoração, a legenda e movimentos sociais organizam a saída de várias caravanas rumo à Brasília. Mais de 600 ônibus estão confirmados.

Para o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a posse será momento para uma festa da democracia brasileira.

“Nós, os petistas, e também todos aqueles que defendem um Brasil mais inclusivo, mais justo, vamos promover uma grande festa no próximo dia 1º, na posse da presidenta Dilma, em Brasília. Vamos celebrar a nossa vitória, promovendo uma grande festa da democracia”, explica Rui.

Além do roteiro oficial para posse montado pelo governo federal, serão oferecidas outras atrações aos militantes que acompanharão a quarta posse consecutiva de um presidente eleito pelo PT. A legenda montará, na Esplanada dos Ministérios, um palco para shows. Estão confirmados, até o momento, cantores como Alcione, Chico César e o rapper brasiliense Gog.

O partido também vai organizar alojamentos gratuitos com recepcionistas, seguranças, brigadistas, chuveiros e banheiros químicos no pavilhão do Parque da Cidade e no ginásio Nilson Nelson.

Jovens de Santa Catarina pensaram numa forma diferente de chegar à capital federal e acompanhar a posse de Dilma. Eles viajarão por mais de 28 horas a bordo de uma Kombi estilizada.

De acordo com Daniel Loch, um dos coordenadores da caravana catarinense, a ideia surgiu para, durante a viagem, colher assinaturas em favor da reforma política. No caminho para Brasília, a turma de Santa Catarina vai passar por diversas cidades e gravará um documentário com a juventude petista.

“O PT nasceu dessa forma, de caravana, saindo para rua. Nós temos que ter ousadia e também poder fazer algo diferente para chamar a juventude”, afirma Loch.

Ao todo, cinco pessoas farão parte da caravana da Kombi petista. A previsão é lançar o documentário ainda no primeiro trimestre de 2015.

Mobilização – Em conversa com jornalistas, nesta quinta-feira (18), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, falou sobre a expectativa do partido para a posse de Dilma. Segundo ele, o evento será uma demonstração de apoio à presidenta.

“Vai ser uma posse com um caráter marcadamente político no sentido de uma disputa e de uma festa de uma celebração de uma vitória”, explicou Carvalho.

De acordo com o presidente do PT no Mato Grosso, Willian Sampaio, a caravana do estado reunirá mais de 400 pessoas rumo à Brasília. Para ele, a mobilização para a posse mostrará à presidenta Dilma o apoio da militância petista.

“É preciso começar o novo mandato sentindo todo apoio da militância do PT para que o segundo mandato seja que a sociedade espera, com mudanças também na política”, explica Sampaio.

Além disso, ele explicou que o momento da posse também será importante para iniciar uma nova mobilização em relação a pautas como reforma política e democratização da mídia.

Programação – A posse presidencial está prevista para começar às 14h30 do dia 1º de janeiro. A presidenta Dilma se deslocará, em carro aberto, da Catedral Metropolitana de Brasília ao Congresso Nacional.

Na chegada, Dilma e o vice-presidente Michel Temer serão recebidos pelo presidente do Congresso e o presidente da Câmara dos Deputados. No plenário do Congresso, será feita a assinatura do Termo de Posse. Em seguida, a presidenta seguirá para o Palácio do Planalto, onde fará pronunciamento à nação.

Depois do pronunciamento, será feita a cerimônia de nomeação dos ministros, no Palácio do Planalto.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast