Ministério da Cultura divulga lista de selecionados para intercâmbio cultural

O Ministério da Cultura divulgou esta semana a lista dos selecionados para o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, coordenado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. O programa consiste em dar auxílio financeiro para artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades na área promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras para custeio de despesas nas viagens. “Antes o proponente recebia o auxílio exclusivamente para custear despesas com o transporte pessoal, agora o benefício fica livre para ser utilizado conforme as necessidades. A flexibilização da utilização dos recursos visa a facilitar e viabilizar a participação do beneficiário nos eventos culturais”, disse o coordenador do programa, Diogo Baldacci. Para as viagens realizadas em outubro, o total de recursos disponíveis para é R$ 176 mil, que serão destinados ao apoio financeiro a 38 requerimentos individuais e R$ 356,5 mil para 26 pedidos de grupos. O objetivo do programa é incentivar a difusão e o intercâmbio em diversas áreas ligadas à cultura como as artes cênicas e visuais, a música, o setor audiovisual, a memória, o movimento social negro, o patrimônio museológico, o patrimônio cultural, as novas mídias, o design, os serviços criativos, as humanidades e a diversidade cultural, entre outras expressões. Fonte: Jornal do Brasil – 17/09/2011