Ministério da Cultura lança a Política Nacional das Artes

Política será elaborada com ampla participação da sociedade

Elza Fiúza/Agência Brasil

O Ministério da Cultura (MinC) realizou, nesta terça-feira (9), o Seminário de lançamento do processo de elaboração da Política Nacional das Artes (PNA). O evento foi realizado todo o dia no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro (RJ), com debates e apresentações artísticas.

O seminário marcou o começo da construção coletiva de políticas públicas para a área de Cultura. Participaram dos grupos de discussão representantes de movimentos artísticos e gestores públicos, mas qualquer pessoa pode colaborar. A PNA está aberta a consulta pública no site http://culturadigital.br/pna/.

“Queremos ir para o lado da inteligência, da assimilação das ideias. Eu defendo que política pública tem que ser construída à luz do dia, com a participação mais ampla possível, E somos bem-sucedidos neste processo de consulta”, defendeu o ministro Juca Ferreira durante o evento.

A Caravana das Artes, uma das iniciativas centrais do processo de elaboração da PNA, passará por todos os estados e o Distrito Federal, para debater propostas para todas as linguagens artísticas. Haverá também reuniões temáticas, realizadas pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) e pela Fundação Casa de Rui Barbosa.

Uma nova Funarte – A PNA também contribuirá para a renovação da Funarte. A entidade vinculada ao MinC responde pelas políticas de incentivo às artes visuais, dança, literatura, circo, música e teatro. A ideia é construir políticas consistentes e duradouras para as artes brasileiras.

“Não há precedente no Brasil de um conjunto de políticas para as artes em âmbito nacional, com a ambição de dotar o Estado de instrumentos amplos e abrangentes de apoio à produção, à fruição e à circulação da arte em suas diversas manifestações”, destaca o presidente da Funarte, Francisco Bosco.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Cultura

PT Cast