Ministério da Saúde dá apoio técnico ao Distrito Federal

Pasta garantirá cooperação técnica à saúde pública da capital federal. Além disso, ministério inaugurou UPA na capital paulista

Em ação nos estados, pasta inaugurou uma UPA em São Paulo

Em ação articulada com prefeitura de São Paulo, pasta inaugurou uma UPA na capital paulista

O Ministério da Saúde anunciou, na segunda-feira (26), um acordo de cooperação técnica para qualificar a gestão da saúde pública do Distrito Federal. A combinação entre a pasta e o governo local não prevê a transferência de recursos financeiros.

No entanto, o acordo permitirá a transferência de conhecimento, tecnologia e experiências voltadas para reorganização da rede de atenção à saúde. Além disso, o apoio do Ministério da Saúde auxiliará na racionalização das despesas e otimização dos recursos destinados à saúde da população.

De acordo com a pasta, profissionais especializados darão auxílio em áreas como vigilância em saúde, assistência farmacêutica, recursos humanos, gestão de leitos e contratos. Também será feito o mapeamento da situação da saúde pública local, coordenada pelo governo do Distrito Federal.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o objetivo da ação é unir esforços para melhorar a situação de atendimento à saúde da população da capital federal rapidamente.

“Pretendemos fazer com a adoção de medidas estruturais que possam qualificar o processo de gestão e conseguir sanar problemas em várias áreas”, afirmou o ministro.

Reforço – Além de garantir apoio à saúde pública do Distrito Federal, o Ministério da Saúde reforçou, no último sábado (24), a rede de urgência e emergência de São Paulo. A pasta inaugurou, juntamente com a prefeitura de São Paulo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Santa Catarina, na Zona Sul da capital paulista.

A unidade conta com 24 leitos beneficiará cerca de 300 mil habitantes. A UPA oferece à população consultórios de clínica médica, ortopedia, cirurgia, pediatria, sala de medicação, de gesso, raio-X e eletrocardiograma.

A prefeitura, comandada por Fernando Haddad (PT), investiu R$ 3,3 milhões na edificação da unidade. A manutenção da UPA será custeada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Chioro, a inauguração da UPA representa não apenas a ampliação do acesso da população à unidade de urgência e emergência, mas também a melhoria de qualidade do acesso aos serviços de saúde.

“Essa unidade é extremamente bem construída, equipada e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada”, destacou o ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informação do Portal Saúde

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast