Ministro golpista de Temer dá dicas de como agir na Lava Jato

Este não é o primeiro áudio comprometedor: na semana passada, Jucá apareceu afirmando que golpe contra Dilma é caminho para “estancar a sangria” da operação

Foto: EBC

O ministro Fabiano Martins Silveira, titular da pasta da Transparência, Fiscalização e Controle do governo golpista de Michel Temer, deu orientações de providências a serem tomadas e de como agir em relação à operação Lava Jato. As recomendações de Silveira aparecem em novo áudio gravado pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e divulgado neste domingo (29) pelo programa “Fantástico”, da TV Globo.

Na conversa, além de Machado e Silveira, também estava o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e seus advogados. Silveira aparece avaliando cenários, trocando informações e orientando sobre como se posicionar na Lava Jato. A gravação é de 24 de fevereiro de 2016.

Na época, Silveira estava no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro golpista diz como se comportar em relação à Procuradoria-geral da República (PGR). Silveira diz ao ex-presidente da Trasnpetro que ele deve procurar o relator da medida cautelar contra o executivo “pedindo esclarecimentos”. Machado responde que “não tem nada” contra ele, mas que foi incluído em um processo de R$ 800 mil.

É quando Silveira fala da estratégia de defesa. “Tá entregando sua versão para os caras, entendeu? Vão querer rebater os detalhes”, diz ele. De acordo com o “Fantástico”, o ministro golpista procurou diversas vezes integrantes da investigação da Lava Jato. Ele não quis conceder entrevista, disse que não tem nem nunca teve relações com Machado, que esteve em conversa informal e que não interveio para terceiros contra a Lava Jato.

Este não é o primeiro áudio de conversas de Sergio Machado que implicam integrantes do governo golpista de Michel Temer. Na semana passada, foram revelados áudios do então ministro golpista do Planejamento, Romero Jucá, em que ele aparece afirmando que o golpe contra a presidenta eleita, Dilma Rousseff, é o caminho para “estancar a sangria” da Lava Jato. O diálogo forçou Jucá a pedir afastamento do ministério e revelou a trama pelo golpe travestido de impeachment.

Nesta segunda-feira (30), o Unacon Sindical divulgou nota pública exigindo a imediata exoneração do ministro Fabiano Silveira, que foi nomeado para o cargo após a extinção da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão criado pelo governo do ex-presidente Lula para ampliar a fiscalização sobre as ações e programas financiados com verbas públicas federais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast