Missão de Pepe Vargas será a de manter base do governo unida

Novo ministro terá que trabalhar pela reforma política junto ao Congresso Nacional

Divulgação

Pepe Vargas (PT-RS) defende o direito de manifestação de quem acha que eleição sem Lula, é fraude

Ao assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) pretende estabelecer o diálogo com os partidos da coalizão de sustentação do governo.

Vargas tomou posse na sexta-feira (2), em cerimônia de transmissão de cargo realizada no Palácio do Planalto. O novo ministro defendeu a importância do diálogo entre o governo e o Congresso Nacional. Segundo ele, apesar da independência entre os poderes, Executivo e Legislativo devem trabalhar em harmonia.

“O diálogo com a oposição também é fundamental. Precisamos de uma oposição ativa, que fiscaliza, que apresenta propostas para o debate e é isso que faz com que nossas instituições democráticas amadureçam”, disse Vargas, ao discursar.

Dentre as principais missões do novo ministro está a criação de consenso para implementar a reforma política – uma das promessas da presidenta Dilma Rousseff para este mandato.

“Nós queremos discutir uma reforma do sistema eleitoral como forma de qualificarmos a democracia e valorizarmos os partidos políticos”, afirmou.

Perfil – Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas, nasceu em Nova Petrópolis (RS) e tem 56 anos. É médico graduado pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em homeopatia.

Foi vereador de 1989 a 1992, e deputado estadual de 1995 a 1996, quando foi eleito prefeito de Caxias do Sul, reeleito em 2000. Cumpriu três mandatos como deputado federal pelo PT, partido ao qual é filiado desde 1981. Foi ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário entre 2012 e 2014.

Por Paula Zagotta, da Agência PT de Notícias