Moradores de São Paulo pagarão sobretaxa de água

Após se anulada, presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, tornou a cobrança legal. Usuários terão acréscimo de 20% e 40%, de acordo com o consumo

O governo estadual de São Paulo foi autorizado a cobrar sobretaxa de água. A decisão, proferida na quarta-feira (14) pelo presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, anulou a determinação da primeira instância, que suspendia a cobrança.

De acordo com o juíz, a sobretaxa nada tem a ver com o racionamento, embora as entidades de direito ao consumidor levantem a necessidade de instalar o decreto da economia de água para explicar a cobrança. “Ninguém sobrevive sem água. A tarifa de contingência obteria economia aproximada a 2.500 litros por segundo, volume capaz de abastecer mais de 2 milhões de consumidores”, justificou.

A sobretaxa será aplicada levando em conta a média do período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. O usuário que manter o consumo igual ou menor que 20%, será taxado em  40%. Já aqueles que ultrapassarem, terão adicional de 100% na conta de água.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do site Brasil 247

PT Cast