Morte cerebral de Dona Marisa gera onda de solidariedade

Dirigentes do PT, militantes, personalidades e políticos de diversos partidos manifestaram pesar pela morte da ex-primeira dama

Ricardo Stuckert

Lula e Dona Marisa durante cerimônia de posse do segundo mandato em 2007.

Militantes petistas, dirigentes do PT, personalidades e políticos de diversos partidos usaram as redes sociais, nesta quinta-feira (2), para lamentar a morte cerebral da ex-primeira dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva, e enviar mensagens de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A morte foi confirmada nesta sexta-feira (3), às 18h57.

O secretário nacional de Comunicação e vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, e o secretário de Finanças do partido, Marcio Macedo, prestaram homenagens à Dona Marisa.

https://www.facebook.com/marciomacedopt/photos/a.1409348985982379.1073741846.1409265995990678/1819942428256364/?type=3&theater

A secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Morière, ressaltou que foi Dona Marisa quem costurou a primeira bandeira do PT.

“Foi-se uma Estrela!

Não importa se há quem não compreenda a dimensão da dor. Importa a força, a garra, o riso, o exemplo, as lágrimas que resultaram das derrotas e que regaram o caminho para as conquistas; importa o sonho alentado nas lutas compartilhadas, nos enfrentamentos, nos gestos em público, ou na energia desprendida nos bastidores. Foi-se uma estrela – aquela que usou as próprias mãos para sintetizar tudo o que o símbolo que ela tecia, a primeira bandeira do PT, significava para os trabalhadores e trabalhadoras que sonhavam e, resistem em sonhar, com uma Nação onde as diferenças é o que soma e não o que desagrega, aparta, exclui. Marisa Letícia, mãe, esposa, militante é uma daquelas muitas mulheres que se abstiveram de seus sonhos para viver a utopia do sonho coletivo.

Ao nosso companheiro e sempre presidente Lula e seus familiares nossa solidariedade nesse momento de profunda tristeza. E a certeza de que o tempo contará e manterá viva a solidez e grandeza de Marisa Letícia.

Laisy Moriere, Secretária Nacional de Mulheres do PT”

 

O governador do Acre, Tião Viana, disse que “a partida dessa exemplar mulher enche o peito de todos nós de tristeza”.

“O governador Tião Viana, a vice-governadora Nazareth Araújo, a primeira-dama, Marlúcia Cândida, e toda a equipe de governo do Estado do Acre lamentam profundamente o falecimento da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva. Manifestamos total solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a toda sua família.

Lula e Marisa são grandes amigos do Acre, e a partida dessa exemplar mulher enche o peito de todos nós de tristeza.

Marisa sempre demonstrou ser uma forte mulher. Mãe e esposa, também foi militante das causas sociais no período de transformação que este país viveu durante o governo de seu marido.

Filha de agricultores de ascendência italiana, Marisa nasceu em uma casa de pau a pique no bairro dos Casa, sobrenome de seu avô, que tinha um sítio no interior de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Com origem humilde, foi Marisa quem conquistou o apoio de outras mulheres para participarem do Movimento Sindical na região do ABC Paulista.

Foi a ex-primeira-dama quem cortou e costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores quando ele foi fundado, em 1980. Foi Marisa quem mais esteve ao lado do ex-presidente Lula quando o país viveu suas maiores conquistas sociais.

Dedicamos aqui todo nosso carinho e solidariedade no consolo da família, e que mais pessoas possam se espelhar no exemplo que foi Marisa.

Tião Viana
Governador do Estado do Acre

Nazaré Araújo
Vice-governadora do Estado do Acre

Marlúcia Cândida
Primeira-dama do Estado do Acre”

 

O ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, lembrou da amizade com a ex-primeira dama.

“O Brasil perde uma grande mulher. O Partido dos Trabalhadores dá adeus a uma companheira. Eu e Fatinha nos despedimos de uma amiga”.

Ao Presidente Lula e família, Querido amigo, Dizem que na dor o amor se torna ainda mais forte. Difícil imaginar o…

Publicado por Jaques Wagner em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

Nas palavras da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Dona Marisa foi uma mulher “corajosa, presente e autêntica”, que dividiu sonhos e realizações com seu companheiro Lula.

Diante das tempestades, injustiças e dos ataques da mídia, dona Marisa lutou com altivez. Uma mulher corajosa, presente…

Publicado por Jandira Feghali em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

Nesse momento de dor pelo qual passam familiares e amigos da ex-primeira dama, o músico Tico Santa Cruz desejou que a “compaixão e a empatia prevaleçam a qualquer tipo de manifestação de ódio”.

Toda minha solidariedade a Família do Ex presidente Lula. Dona Marisa, uma mulher forte, que certamente foi um dos…

Publicado por Tico Santa Cruz em Quarta, 1 de fevereiro de 2017

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se disse “profundamente triste com a notícia”.

Profundamente triste com a notícia do falecimento da Dona Marisa. Transmito ao Presidente Lula e familiares meus sentimentos, minha solidariedade e desejo força neste momento difícil. Que Deus os conforte.

Publicado por Fernando Haddad em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

O deputado federal pelo Psol do Rio de Janeiro, Jean Wyllys, lembrou a trajetória de vida de Marisa Letícia, como mulher, mãe e companheira de luta de Lula.

“Quero me solidarizar com sua família e com todos os amigos e admiradores dela, em especial com seus filhos e o ex-presidente Lula”, disse.

DONA MARISAÉ com uma enorme tristeza que eu recebo a notícia do estado irreversível da saúde da senhora Marisa Letí…

Publicado por Jean Wyllys em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

Outro a manifestar apoio ao ex-presidente foi o ator, escritor e humorista Gregorio Duvivier.

 

O Setorial Nacional de Mulheres do PSOL lamentou “a perda de uma mulher que antes de tudo foi mãe, companheira e militante”.

NOTA DE PESARO Setorial Nacional de Mulheres do PSOL compadece do falecimento de Marisa Letícia Lula da Silva e…

Publicado por Setorial Nacional de Mulheres do PSOL em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

O ministro da Justiça do governo eleito, Eugênio Aragão, e o senador Roberto Requião (PMDB-PR), lamentaram as circunstâncias que levaram à morte de Dona Marisa.

“Dona Marisa chegou a esse estado porque, como muitos de nós, que amamos o Brasil, sentiu-se profundamente ferida, supurada, em carne viva, com o momento trágico deste País, entregue a uma corja de aves de rapina. E ainda foi alvo de persistente, covarde e mortífero ataque de quem o queria atingir através dela”, afirmou Aragão.

O cartunista Pxeira enviou sua solidariedade em forma de desenho.

Publicado por PXeira em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

 

Dona Marisa parecia ser essas mulheres com a estranha mania de ter fé na vida. Meu abraço ao Lula é o abraço a quem…

Publicado por Manuela D'Ávila em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

ARTIGO PRECIOSODo jornalista Mário Magalhaes"Marisa Letícia Lula da Silva (1950-2017), cuja morte cerebral…

Publicado por Breno Altman em Quinta, 2 de fevereiro de 2017

https://www.facebook.com/fundacao.perseuabramo/photos/a.413440668715844.95447.399744306752147/1332772710115964/?type=3&theater

#ForçaLula

Durante a manhã, a menção “Dona Marisa” ficou em primeiro lugar como o assunto mais comentado no Twitter, e a hashtag #ForçaLula ficou em terceiro lugar.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast