Mostra de filmes cubanos no aniversário de José Martí

Filmes serão exibidos nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, no Museu da República, sempre às 19h

Em comemoração ao 162º aniversário de nascimento do herói da libertação cubana, José Martí, a Embaixada de Cuba promove, em Brasília, uma mostra de filmes produzido no país.

Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro serão exibidas, respectivamente, as obras cinematográficas “La Bella de la Alhambra”, “Caudal de Río” e “Kangamba”.

A mostra de filmes cubanos será realizada no Museu Nacional de Brasília, sempre às 19 horas.

José Martí – José Julián Martí Pérez nasceu em Havana (Cuba) no dia 28 de janeiro do ano de 1853. Atuou como poeta, jornalista, filósofo e político. Foi ligado à maçonaria, criou o Partido Revolucionário Cubano (PRC) e planejou a Guerra Necessária (Guerra de 1895).

Conhecido como “El apóstol”, José Martí foi um dos pensadores de maior influência em seu país de origem e suas ideias ultrapassaram fronteiras cuja as nações têm ideologias parecidas com a de seu país. Ele é considerado um mártir em Cuba. Ainda jovem, em 1869, José Martí criou um panfleto de cunho separatista chamado El Diablo Cojuelo e o periódico La Patria Libre.

Também distribuiu, no mesmo ano, o manifesto El Siboney, que produzia de forma manuscrita. O sucesso desses materiais levou Martí para a prisão e ele virou alvo de processos do governo. Martí ficou preso por 6 meses, mas sua pena o levou a prestar serviços obrigatórios. Depois a família dele conseguiu trocar a pena por uma deportação à Espanha. De lá, Martí publicou El Presidio Politico em Cuba, a primeira denúncia sobre a crueldade com que os presos eram tratados nas prisões de Cuba.

A partir daí tornou-se conhecido entre os intelectuais da época e, em 1874, terminou doutorado no curso de Leis, Filosofia e Letras pela Universidade de Saragoça. Ao comandar um contingente pequeno de cubanos patriotas em 1895, deparou-se com soldados espanhóis nas cercanias de Dos Ríos. Morto, Martí teve o corpo esquartejado pelos soldados da Espanha, que exibiram seu cadáver à população. Ainda naquele ano, foi sepultado em Santiago no dia 27 de maio. (Infoescola)

 

 

PT Cast