Mostra de tecnologia social do Inpa apresenta novo fruto da Amazônia

Novidade mais promissora da feira de tecnologia social é o aproveitamento inédito do fruto cubiu

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apresenta nesta terça-feira (5) soluções tecnológicas práticas e de baixo custo para melhorar a qualidade de vida da população da Amazônia.

Além das palestras com professores engajados nas temáticas de inclusão social, alguns dos 23 projetos estarão expostos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante o 3º Workshop de Tecnologia Social. O destaque dessa edição é um estande de aproveitamento de alimentos que utiliza o fruto cubiu, ainda pouco conhecido pela população local, que pode ser aproveitado para fazer geleia, molho e suco, por exemplo.

Para o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, a edição desse workshop consolida as atividades do instituto com a população: “Nesses quatro anos que estamos trabalhando com a tecnologia social, cada vez mais o instituto consegue integrar a ciência, a tecnologia e a inovação a favor da sociedade”, disse.

O Inpa também destaca outras tecnologias sociais, como o aproveitamento de madeiras caídas para confecção de pequenos objetos, o uso de resíduos florestais (folhas e casacas de frutos) para produção de material verde para construção civil (tijolos, chapas para forros e divisórias), papéis alternativos a partir de resíduos celulóicos – a exemplo da produção a partir da fibra de cauaçu -, criação de peixe em canais de igarapés, além da prevenção e controle da dengue, por meio da utilização de cravo-da-índia em vasos domésticos.

 

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

PT Cast