Movimentos lançam plano para superar crise política e econômica

Documento elaborado pela Frente Brasil Popular propõe um novo projeto de nação que começa com eleições diretas e se contrapõe a projeto golpista

Lula Marques/Agência PT

Na noite desta segunda-feira será lançado o Plano Popular de Emergência, uma iniciativa dos movimentos que compõem a Frente Brasil Popular (FBP), para que o país supere a crise política e econômica que se instaurou desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. O evento acontecerá a partir das 19h no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Rua Monte Alegre, 1024).

A principal proposta do plano é a defesa das eleições diretas ainda em 2017, que se desdobra em dez eixos, como o aprofundamento da democracia, reformulação das políticas econômicas, retomada da reforma agrária, valorização dos direitos, entre outros.

Estarão presentes movimentos que compõem a FBP, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), representada por seu presidente Vagner Freitas, a Central de Movimentos Populares (CMP), representada pelo seu coordenador Raimundo Bonfim e a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, representada por Adilson Araújo. O dirigente do MST, João Pedro Stédile, também irá comparecer, além de nomes como Fernando Haddad, a presidenta da UNE Carina Vitral, Sérgio Mamberti, Roberto Amaral, entre outros.

“A saída democrática que propomos tem como pressuposto a antecipação das eleições presidenciais para 2017”, afirma o documento da FBP.

“Esse é primeiro passo para se travar uma ampla e persistente disputa política capaz de criar uma correlação de forças favorável a oportuna convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, destinada a refundar o Estado de direito e estabelecer reformas estruturais democráticas”, diz o texto.

O plano tem como objetivo “implementar um projeto nacional de desenvolvimento que vise a fortalecer a economia nacional, o desenvolvimento autônomo e soberano, enfrentar a desigualdade de renda, de fortuna e de patrimônio como veios fundamentais para a reconstrução da economia brasileira, para a recomposição do mercado interno de massas, da indústria nacional, da saúde financeira do Estado e da soberania nacional, um modelo social baseado no bem-estar e na democracia”.

As propostas apresentadas não têm caráter definitivo, mas estão abertas para discussão com a sociedade brasileira, buscando a unificação das forças democráticas, populares e progressistas.

Confira o plano na íntegra:

Da Redação da Agência PT de notícias