Movimentos sociais fazem ato em defesa do SUS na Câmara

Frente Brasil Popular, Frente Democracia e Saúde, MST e outros realizam plenária nesta terça-feira (7) para avaliar impacto negativo de medidas de Temer

Fotos Públicas

Manifestação em defesa do SUS

Propostas que afetam o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e alteram substancialmente o papel do Estado definida na Constituição Federal de 1988 estão atualmente na pauta do Congresso Nacional como destaque nas propostas do governo golpista para a economia.

Para avaliar os impactos destas medidas, movimentos sociais em defesa do SUS realizam plenária nesta terça-feira (7), no Plenário 14 do Anexo 3 da Câmara de deputados, às 18h. Além de parlamentares, o evento contará com a participação da Frente Brasil Popular, Frente Democracia e Saúde, MST, Contag, Abrasco, Cebes, Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público Pela Democracia, Alames, Rede Unida, Rede de Médicos Populares, APSP e CMP.

“Na discussão sobre como superar o desequilíbrio das contas públicas, setores organizados da economia exercem forte influência no Legislativo com o fim de reabrir discussões relativas ao papel do estado que estavam sacramentas em nossa sociedade nas últimas décadas. É preciso que a sociedade também ocupe os espaços de discussão no Congresso para opinar”, destaca o deputado Jorge Solla (PT-BA).

Entre os projetos que estão na pauta de discussão está a PEC 143/15, do senador Romero Jucá (PMDB-RO) – que permite estados e municípios gastarem menos com saúde – e a PEC 451/15, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – que torna a saúde um direito previdenciário, acabando com princípios universais fundadores do SUS; além da proposta divulgada pela equipe do governo interino, de Emenda à Constituição que impõe um congelamento dos gastos com a saúde.

Da Redação da Agência PT, com informações do PT na Câmara