MP pede cassação da chapa de Doria, do PSDB, em São Paulo

Ação também pede punição a Geraldo Alckmin por usar a máquina pública a favor do candidato de seu partido

O Ministério Público pediu à Justiça Eleitoral, nesta segunda-feira (26), a cassação do registro da candidatura de João Doria (PSDB), por abuso de poder político. A ação ainda acusa Geraldo Alckmin de ter usado a máquina estadual a favor do afilhado político.

Segundo o promotor José Carlos Bonilha, responsável pelas eleições na capital, o governador nomeou um secretário em troca do apoio de outro partido e tempo de televisão para Doria.

Após o PP apoiar Doria, Alckmin exonerou a então secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, e nomeou o integrante do Partido Progressista (PP) Ricardo Salles para o cargo. Salles, que também é parte do movimento Endireita Brasil, tomou posse em julho e foi secretário particular de Alckmin.

“A nomeação ocorreu em barganha política. O PP ofertou tempo para a Coligação Acelera SP [de Doria], e, em troca, recebeu a secretaria de estado. Isso a lei não permite porque há desvio de finalidade. Usa-se a secretaria de estado como ‘moeda’ de troca”, disse o promotor que abriu a ação.

No dia 7 de julho, Doria, anunciou o apoio do PP à sua campanha. Na ocasião, o Partido Progressista disse que esperava assumir uma secretaria no governo Alckmin.

Em 18 de julho, quando o nome de Salles ainda estava sendo aventado, a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) divulgou uma carta de repúdio a suposta “utilização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo como moeda de troca por apoios políticos para a campanha eleitoral municipal deste ano”.

“Vai sair uma técnica da área que é a Patricia Iglecias para entrar o Ricardo Salles que é um dos líderes do Endireita Brasil. Muitos bons projetos podem ser paralisados por causa dessa barganha política, entre eles, o Programa Nascentes e a implantação do PRA – Programa de Regularização Ambiental”, diz a Rede composta por mais de 250 ONGs.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast