MPF pede arquivamento de investigação contra Lula

Pedido de procurador da República sobre denúncia por obstrução de justiça com base em delação premiada será analisado pela Justiça Federal

Agência PT

Procurador diz que não há motivos para investigar Lula por obstrução de justiça

O Ministério Público Federal enviou nesta terça-feira (11) à Justiça Federal de Brasília um pedido de arquivamento da investigação sobre obstrução de justiça contra o ex-presidente Lula. Ele era acusado de ter articulado com senadores uma obstrução da Operação Lava Jato. A denúncia leva como base a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

No pedido, o procurador da República Ivan Cláudio Marx afirmou não ter vislumbrado, no discurso de Delcídio, “a existência de real tentativa de embaraço às investigações da Operação Lava Jato”.

O procurador ressalta ainda que, ao citar Lula em sua delação, Delcídio tinha como objetivo tirar benefício próprio ao aumentar seu poder de barganha perante a Procuradoria-Geral da República e, assim, ampliar seus benefícios. “Não se pode olvidar o interesse do delator em encontrar fatos que o permitissem delatar terceiros, e dentre esses especialmente o ex-presidente Lula, como forma de aumentar seu poder de barganha ante a Procuradoria-Geral da República no seu acordo de delação”.

O pedido de arquivamento ainda será analisado pela 10ª Vara Federal de Brasília. O documento completo pode ser acessado aqui.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast