MST debate pautas do movimento com a governadora Cida Borghetti

Em encontro realizado na quinta feira (12), coordenação do Paraná tenta obter recursos para aquisição de novas áreas para assentamentos no estado

Divulgação MST

Produção agrícola do MST

A coordenação estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Paraná tem dialogado com a governadora do estado, Cida Borghetti, para tratar de pautas do movimento.

Num encontro na tarde desta quinta-feira (12) foram discutidos estratégias para obter recursos para aquisição de novas áreas para assentamentos, como melhorar os assentamentos já existentes e também a questão das escolas itinerantes.

“A governadora se mostrou disposta a dialogar e colocou algumas propostas, como agendar reunião no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para buscarmos recursos para novos assentamentos”, relata Bruna Zimpel, do MST. Segundo ela, há dez mil famílias acampadas no Paraná que ainda aguardam um pedaço de terra.

No que diz respeito às melhorias nos assentamentos , Cida Borghetti pediu tempo para se inteirar da situação já que assumiu o cargo há duas semanas.

A governadora ficou de avaliar o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa para tornar permanentes os convênios com o MST para o funcionamento das escolas itinerantes.

“Hoje esses convênios precisam ser renovados todo ano, o que pode criar transtornos dependendo de quem é o governador e o secretário da Educação “, diz Rodrigo Athayde, da coordenação estadual do MSN.

Luis Lomba, para a Agência PT de Notícias