MST discute mobilizações pela liberdade de Lula e da democracia

Roberto Baggio, coordenador do MST, falou sobre as jornadas de luta de julho e agosto em defesa do ex-presidente Lula e restaurar a democracia

Joka Madruga

Vigília Lula Livre em Curitiba

As jornadas de luta de julho e agosto foram tema do programa Democracia em Rede, que integra a Vigília Lula Livre. Roberto Baggio, da coordenação nacional do MST, falou sobre as mobilizações em defesa de Lula, preso político desde 7 de abril, e para resgatar a democracia no Brasil. “Teremos uma grande concentração popular em Brasília, ao redor do Supremo Tribunal Federal, culminando no dia 15 de agosto no TSE, com o registro da candidatura do Lula, e no dia 16, com a Conferência do Povo”, afirmou.

Baggio avalia que as eleições deste ano serão as mais polarizadas da história do País, com disputa aberta entre dois projetos: de um lado, retomar a democratização e o desenvolvimento com justiça social; de outro, o golpismo e a retirada de direitos. “Ficou mais fácil esclarecer o povo sobre o que está em jogo. Do lado da burguesia, eles não têm candidatos, não têm projeto”, disse.

Roberto Baggio, coordenador do MST

Teremos um debate polarizado, com boas chances de vitória do projeto popular e progressista, analisou Baggio. Essa perspectiva abre um desafio para 2019: convocar um referendo revogatório das medidas entreguistas do golpe. “Vamos precisar de mobilização popular para resgatar o patrimônio público a serviço da nossa economia e nosso desenvolvimento”, afirmou.

Para garantir que a população esteja apta para esse debate, a Frente Brasil Popular tem discutido esses temas em sindicatos, pastorais, escolas, assentamentos,  acampamentos e comunidades indígenas. “Temos que olhar para o nosso futuro, definir como o povo brasileiro, com sua luta, retomará a democracia, de maneira que a vontade da maioria seja assegurada”, propôs Baggio.

Paralelamente a esses debates e mobilizações, a Vigília Lula Livre permanece como marco da resistência democrática. “A Vigília só se encerrará quando o Lula sair. Estamos preparados para resistir o tempo que for necessário, com manifestações, celebrações e formação diárias”, disse Baggio. “A Vigília é essa referência, essa grande luz que ilumina e abastece os que estão aqui, os que vêm visitar e os que de longe estão mirando para cá, participando dessa corrente pela liberdade de Lula”, completou.

Por Luiz Lomba, da Agência PT de Notícias, direto de Curitiba