Mujica saúda candidatos do PT a prefeito: “somos todos Brasil”

Ex-presidente uruguaio envia nota de solidariedade aos petistas que disputam eleições após golpe e diz “A única luta que se perde é a que se abandona”

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente do Uruguai, Jose Pepe Mujica, enviou nota ao Partido dos Trabalhadores em que lamenta, por motivos de saúde, não poder vir ao Brasil para colaborar com as candidaturas a prefeito do partido, mas reafirmou que a esquerda brasileira e latino-americana saberá “começar novamente” após o golpe parlamentar que depôs a presidenta eleita Dilma Rousseff e encerrou um ciclo de 13 anos de governo federal progressista no Brasil.

“Quero transmitir a vocês toda a minha solidariedade e apoio neste momento tão difícil que atravessa o Brasil, e que sinto como próprias as dores desta América Latina, nossa Pátria. Hoje, somos todos Brasil, e como em tantas outras vezes, saberemos começar novamente”, escreveu.

“A única luta que se perde é a que se abandona. Todo meu apoio aos companheiros e companheiras do PT nesta eleições municipais”, concluiu, despedindo-se com “um forte abraço fraterno”.

Ao longo do processo de desgaste político e perseguição jurídico-midiática que antecedeu o golpe, Mujica, que, assim como Dilma, iniciou sua carreira política resistindo à ditadura militar uruguaia e chegou à presidência de seu país em 2010, esteve no Brasil diversas vezes para manifestar apoio a Dilma e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Da Redação da Agência PT de Notícias