Na Bahia, Tribunal Popular absolve ex-presidente Lula

Ato foi promovido pelos Juristas Pela Democracia, Núcleo Bahia e pela Frente Brasil Popular, presidido pelo juiz de direito Maurício Salles Brasil

Julgamento popular absolve Lula na Bahia

Um Tribunal Popular julgou nesta terça (23), no Campo da Pólvora em Salvador, em frente ao Fórum, a denúncia do MPF contra o ex-presidente Lula sobre o tríplex.

O ato foi promovido pelos Juristas Pela Democracia, Núcleo Bahia e pela Frente Brasil Popular, sendo presidido pelo juiz de direito Maurício Salles Brasil, sócio fundador da Associação de Juízes pela Democracia.

A acusação foi encenada pelo advogado Jaime Cunha e a defesa pela advogada Marilia Lomanto Veloso. As testemunhas de acusação representaram banqueiros, latifundiários, políticos de direita, defensores da Escola sem Partido e o Partido da Imprensa Golpista (PIG).

Já as testemunhas de defesa falaram em nome dos sindicatos, movimentos sociais e imprensa livre.

Para o julgamento, Jurados (as) receberam o quesito: “Pelo que os senhores jurados e senhoras juradas escutaram da acusação e da defesa, existem provas da materialidade dos crimes imputados ao Luiz Inácio Lula da Silva?”

Os sete jurados (as) que formaram o Conselho de Sentença se pronunciaram antes da decisão e por unanimidade votaram  contra a condenação do ex-presidente.

Após o encerramento, em entrevista, o juiz Maurício Salles Brasil disse que “a representação foi teatral e popular, mas os fatos são os mesmos que levaram o Ministério Público Federal a denunciar Lula” e acrescentou que “o ato representou uma manifestação da sociedade civil  e a decisão é soberana.”

O vice-presidente do PT da Bahia, Martiniano Costa elogiou e iniciativa e disse que nosso desafio é ocupar as praças e as ruas para conversar com a população.

O ato foi aberto pela secretária de Movimentos Populares do PT da Bahia, Danielle Ferreira e pela integrante da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude, Ellen Rebeca. Em seguida foi apresentado pela advogada Sara Mercês e pelo advogado Lucilio Bastos.

Por Marival Guedes, Assessor de comunicação do PT Bahia