Na Bolívia, Lula abre palestra sobre desenvolvimento econômico e meio ambiente

Ex-presidente vai apresentar uma visão geral sobre os temas com base em sua experiência na implementação de políticas governamentais no Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrirá nesta quinta-feira (22) o ciclo de palestras do seminário internacional “Enfrentar a mudança climática: uma economia e uma sociedade para viver bem”, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O evento precede a Cúpula do G77+China, que acontece nos dias 14 e 15 de junho, em Santa Cruz. Oito delegações internacionais são esperadas no seminário para debater questões sobre o processo de desenvolvimento econômico com inclusão social e respeito ao meio ambiente.

Em entrevista ao jornal La Razón, o coordenador do encontro Reymi Ferreira antecipou que Lula deve apresentar uma visão geral da situação com base em sua experiência pessoal na implementação de políticas governamentais durante o seu mandato. “O Brasil foi um exemplo de sucesso na administração do Lula, diante dos efeitos das mudanças climáticas. Logo, sua presença vai dar um toque especial ao encontro”, disse.

O presidente Evo Morales exerce este ano a presidência temporária do bloco G77 + China e convocou a cúpula para junho, justamente no 50º aniversário de criação do grupo. O G77 reúne países em desenvolvimento e emergentes, agrupa atualmente 132 nações mais a China.

Ainda nesta quarta-feira (21), Lula receberá o título de doutor honoris causa da Universidade de Aquino Bolívia. Segundo a outorga da universidade, o título é um reconhecimento ao “seu compromisso com a luta pela erradicação da pobreza, mediante criativas e justas medidas de alto conteúdo social com o nobre fim de redistribuir a riqueza”. O documento diz ainda que Lula “é criador e impulsionador das medidas que possibilitaram que milhões de pessoas saíssem da pobreza”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Instituto Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast