Na Câmara, petroleiros e movimentos sociais fazem ato em defesa da Petrobras

Nesta semana, senadores aprovaram a criação de uma comissão especial para debater o projeto por 45 dias, antes de ir para votação em plenário

Ricardo Stuckert

Para o jurista, políticas de Lula e Dilma Rousseff, como pré-sal e BRICS, contrariam interesses dos EUA

Após mobilização de petroleiros e movimentos sociais, que culminou na retirada do regime de urgência do projeto de lei 131/2015, de José Serra (PSDB-SP), que pretende por fim ao modelo de partilha que garante participação mínima de 30% da Petrobras na exploração do pré-sal, a Federação Única dos Petroleiros (FUB) e sindicatos marcaram para a próxima terça-feira (14) um ato em defesa da Petrobras.

A atividade será no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A mobilização em defesa da empresa contará com a participação dos movimentos sociais, entre eles, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Nesta semana, senadores aprovaram a criação de uma comissão especial para debater o projeto por 45 dias, antes de ir para votação em plenário.

Para o Coordenador Geral da FUP, José Maria Rangel, a presença da categoria no Senado e as diversas atividades de mobilização dos petroleiros que ocorreram em todo o País foram fundamentais para garantir o adiamento da votação.

“O trabalho realizado nas últimas semanas foi intenso e mostrou que a decisão da categoria, na Plenafup, foi acertada e corajosa. Conseguimos evitar que esse projeto entreguista fosse votado às pressas, sem o devido entendimento dos parlamentares e da sociedade sobre a gravidade que representa para o futuro do nosso País”, comemorou.

Plenafup – Na Plenária Nacional dos petroleiros, realizada entre os dias 1 e 5 últimos, na cidade de Guararema (SP), a categoria aprovou a luta em defesa da Petrobras, para que o pré-sal continue sendo patrimônio dos brasileiros.

“Os delegados da Plenafup entenderam a gravidade do momento e foram firmes na defesa da Petrobrás e do pré-sal como patrimônio nacional. Sabemos que, se esse projeto passar, perderemos o controle sobre esse recurso fundamental para as conquistas sociais que tivemos nos últimos doze anos”, afirma o coordenador da FUP.

Pré-sal para Educação – Durante a manhã do dia 7, os petroleiros acompanharam audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, que fez um balanço do primeiro ano do Plano Nacional de Educação (PNE).

A audiência contou com a participação de professores, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais.  A atual Lei de Partilha que Serra quer modificar criou o Fundo Social Soberano que garante que os recursos dos pré-sal sejam destinados ao cumprimento das metas do PNE.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações de assessoria

PT Cast