Na Colômbia, Dilma se reúne com empresários para estreitar cooperação bilateral

Após o encontro com lideranças empresariais, a chefe de Estado brasileira é recebida pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos

Em visita à Colômbia, nesta sexta-feira (9), a presidenta Dilma Rousseff reuniu-se com empresários brasileiros e colombianos. Na ocasião, a chefe de Estado defendeu o estreitamento das relações comerciais entre os países para que ambos sejam beneficiados.

“Conto com os senhores para que nossas relações estejam além do nosso potencial. Para que sejamos capazes de construir um caminho no qual tantos interesses da Colômbia quanto do Brasil sejam contemplados. Que a gente se lance para um projeto de futuro que implique relações comerciais e de investimentos extremamente fortes entre nós”, declarou a presidenta.

Aos empresários, Dilma ressaltou a importância da aproximação com o setor para “saber bem claramente como é que nós podemos auxiliar e apoiar iniciativas particulares” na área empresarial.

Para o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, a aproximação entre os dois países é “de grande importância” para os negócios brasileiros, já que o segmento é responsável por quase 25% das exportações para Colômbia. Segundo ele, o mercado de TI colombiano cresceu cinco vezes nos últimos anos.

“Fizemos uma pesquisa e quase 65% das empresas brasileiras de software têm interesse no mercado colombiano”, explicou.

O empresário ainda acrescentou que a iniciativa do Brasil de instalar mesas de discussão sobre as oportunidades de mercado é fundamental para a ampliação dos investimentos. “O governo está fazendo seu papel de induzir esse processo, abrir os caminhos, instalando mesas permanentes de discussão. A gente tem que fazer o nosso”, afirmou.

Após se reunir com lideranças empresariais, na cidade de Bogotá, Dilma foi recebida pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na Praça de Armas da Casa de Narinõ, sede do Poder Executivo do país.

Ao final do dia, a líder brasileira visitará o Congresso Nacional colombiano, a Suprema Corte e participará, ao lado do presidente colombiano, do encerramento de um fórum de empresários dos dois países.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Blog do Planalto”

PT Cast