Na internet, Caetano, Gil e Joanna Maranhão criticam manobra da Câmara

Em vídeos postados no Facebook, as três personalidades repudiaram o golpe e se posicionaram contra a redução da maioridade penal

A nadadora brasileira Joanna Maranhão e os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil manifestaram, em vídeos divulgados no Facebook nesta quinta-feira (2), repúdio à manobra política feita na Câmara dos Deputados para fazer aprovar a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta havia sido rejeitada na terça-feira (30), mas voltou à pauta de votação na quarta-feira (1), ferindo o parágrafo 5º do artigo 60 da Constituição Federal (CF).

Segundo a atleta, não é possível dissociar a representatividade de usar as cores e os símbolos brasileiros em competição pan-americana da política brasileira. Indignada, ela revelou ser a segunda vez que amanheceu com notícias de “manobras criminosas” feitas no Congresso.

“Sinto um desgosto muito grande. Não sou a favor da redução da maioridade penal e não há um dado que me convença de que isso resolve a violência. Sabemos que quem será preso no Brasil é menor, preto, de favela”, ressalta Joanna.

Caetano Veloso declarou ter tomado conhecimento da aprovação do texto nesta quinta-feira ao acordar e ler sobre a manobra regimental feita pela Câmara, mesmo após rejeição, um dia antes, da mesma proposta.

“Eu sou contra”, disse Caetano.

“Eu também, não vejo vantagem nenhuma”, completou Gil.

Segundo o cantor, há uma série de implicações novas que vão surgir com a redução da maioridade penal.

“Além do mais, houve uma manobra política esquisita, para aprovar. Então somos contra”, disse Gil.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast