Na Itália, Dilma Rousseff visita Expo Milão 2015

Ala destinada ao Brasil é a segunda mais visitada e recebe 20 mil pessoas por dia. Programa Fome Zero integra exposição

Milão - Itália, 11/07/2015. Presidenta Dilma Rousseff, durante visita ao Pavilhão Brasil na Expo Milão 2015. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff visitou neste sábado (11), na Itália, o Pavilhão Brasil na Expo Milão 2015. A ala brasileira do evento é a segunda mais visitada. Por dia, cerca de 20 mil pessoas passam pelo local que recebeu o tema “Alimentando o Mundo com Soluções”. O espaço brasileiro mostra como são usadas as tecnologias avançadas de forma sustentável para ampliar a produção de alimentos no país.

“Você tem a oportunidade de ver que o Brasil é um grande produtor de alimentos, grãos, cereais, é um grande produtor de proteínas, é um grande produtor de frutas. E a exposição tem uma certa característica bem nossa. Eu achei muito interessante o som dos passarinhos”, disse a presidenta.

O programa Fome Zero, referência mundial em segurança alimentar, faz parte da exposição que é interativa e conta com game e vídeo wall. Laboratórios foram montados para explicar melhor como o Brasil consegue atender as demandas por alimentos e hoje está entre os maiores exportadores de alimentos do mundo, além de explicar como o país saiu do Mapa da Fome em 2014.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra diversos tipos de plantas e como a tecnologia foi utilizada para adaptar espécies aos diferentes biomas do Brasil. Foram expostas plantações de café, girassol, cacau, dendê, e frutas como morango, cupuaçu, caju entre outras.

Uma rede suspensa faz referência à integração dos responsáveis pela produção brasileira de alimentos. Dilma Rousseff percorreu um trecho na rede e foi questionada por um jornalista, após o passeio se a falta de estabilidade provocada pelo trajeto poderia ser uma metáfora de seu segundo mandato.

“Não, querido, o meu mandato é, eu diria, mais firme que essa rede. Eu não caí, mas a gente sempre, para não cair, precisa ser ajudada, né?”, explicou.

Ao longo do trajeto, o visitante pode ver vídeos sobre a diversidade e as tecnologias presentes na produção agropecuária e na gastronomia do Brasil.

A exposição “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida” iniciou no dia 1º de maio e acontecerá até o dia 31 de outubro. O público estimado é de 20 milhões de pessoas.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias, com informações do “Blog do Planalto”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast