Na UFSM, Lula e Dilma lembram legado na educação

No segundo dia de Lula pelo Brasil, ex-presidente encontrou-se com a comunidade acadêmica e parlamentares em Santa Maria

Ricardo Stuckert

Lula visita a Universidade Federal de Santa Maria

O segundo dia de Lula pelo Brasil começou com uma visita do ex-presidente Lula à Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, seguida por uma conversa com a comunidade acadêmica, deputados federais, estaduais e vereadores.

A programação é parte da quarta etapa da caravana Lula pelo Brasil, que neste mês de março percorre os estados do sul do país até o próximo dia 28.

O encontro foi especialmente marcante para o líder do PT na CâmaraPaulo Pimenta, que percorreu quase toda sua trajetória acadêmica política dentro da UFSM. Já com 15 anos, era presidente do grêmio do colégio agrícola, foi presidente do DCE e atuou firmemente na luta para conquistar eleições diretas para reitor.

“Estou muito feliz por ter esta oportunidade de acompanhar o presidente Lula e a presidenta Dilma em nossa universidade, que tem uma história de coragem, resistência e luta”, afirmou o deputado federal. “Tenho certeza de que nossa presença aqui hoje tem o objetivo de reafirmar nosso compromisso com o ensino público e gratuito nas universidades, o que acreditamos ser o caminho para construir o país que nós sonhamos.”

Presente, a presidente legitimamente eleita Dilma Rousseff, lembrou dos investimentos feitos pelos governos do PT e o profundo compromisso em construir um Brasil soberano e autônomo a partir dos investimentos em educação.

“Dilma falou bem quando disse que não há exemplo na história da humanidade de um país que tenha se desenvolvido sem antes investir na educação”, afirmou em sua fala o ex-presidente. “A educação nos dá competitividade em preços no mercado exterior, nos dá a possibilidade de deixar de ser exportador de matéria-prima para sermos exportadores de conhecimento e inteligência.”

Em sua fala, o ex-presidente Lula diz-se orgulhoso de ter ajudado a criar o partido político de esquerda mais importante da América Latina, e também o que mais fez pela educação. Por isso, reiterou o que diz já há alguns meses de que, se for candidato e retornar à Presidência da República, irá federalizar o Ensino Médio.

Lula ainda inspirou os presentes a seguir em luta. “Nós temos que levantar a cabeça. Não há como ficar de cabeça baixa num país que não tem mais soberania, em que o presidente não representa nada!˜

Após o encontro, o ex-presidente segue para um ato na fazenda Santa Marta no início da noite.

 

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Por Clarice Carddoso, da Redação da Agência PT de Notícias, enviada especial ao RS

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast