“Nada vai me tirar de perto do povo do Brasil”, diz Lula no Ceará

Ex-presidente passou pelas cidades cearenses de Barbalha, Crato e Iguatu nesta quarta-feira (21); à tarde, participa de ato na capital, Fortaleza

Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula

Esta quarta-feira (21) foi dia de um verdadeira caravana pelo Ceará com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela manhã, Lula esteve em Barbalha, cidade do Cariri, próxima a Juazeiro do Norte, onde participou de um ato em apoio a Fernando Santana (PT). Depois ele foi para o Crato, a 20 quilômetros de distância, e seguiu para a cidade de Iguatu, onde participou de um comício às 16h30.

Barbalha

O dia de Lula no Ceará começou em um ato da campanha de Fernando Santana (PT) à prefeitura de Barbalha. O ex-presidente comentou as acusações feitas contra ele pela força-tarefa da Lava Jato.

Lula iniciou dizendo: “Estamos vivendo um momento difícil. A minha geração ajudou a conquistar a democracia no Brasil a partir de 1985. E eu jamais imaginei que a gente fosse voltar a ter um presidente da República que não fosse eleito pelo Povo brasileiro”, lamentou, ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Eles pegaram os votos de vocês e jogaram na lata do lixo. E a democracia foi mortalmente ferida.

“É verdade que a gente não teve um golpe militar. Foi um golpe parlamentar. Um grupo de deputados chefiados pelo presidente da Câmara, resolveu criminalizar nossa presidenta e resolveu mandar o Senado cassar ela. E o vice – que não gosta de ser chamado de golpista – assumiu a presidência. Eles pegaram os votos de vocês e jogaram na lata do lixo. E a democracia foi mortalmente ferida”, disse.

Lula em Barbalha (Foto: Ricardo Stuckert)

Lula em Barbalha (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente afirmou que o golpe tinha como intenção manter ele longe da corrida eleitoral.”Cada eleição é hora de inventar uma história. Eles agora querem acabar com o PT. Eles precisam destruir o PT”, disse aos milhares de presentes, que assistiram ao discurso sob um calor de 41º.

Estou triste, porque eu vivi o momento histórico desse país em que a gente podia dizer a qualquer presidente do mundo que o pobre deixou de ser problema e virou solução.

“Estou triste, porque eu vivi o momento histórico desse país em que a gente podia dizer a qualquer presidente do mundo que o pobre deixou de ser problema e virou solução. Provei ao mundo e aos economistas que se quiserem salvar o país, lembre-se dos milhões que têm que estar no orçamento e ficam esquecidas”

Lula contou que, em suas viagens pelo Brasil, muita gente diz a ele: “Lula, sou o primeiro da minha família a virar doutor; o primeiro a ir para a universidade”. E ele diz: “Veja a coincidência. Eu fui o primeiro da minha família a ter um diploma primário e me formar torneiro mecânico”.

Lula em Barbalha (Foto: Ricardo Stuckert)

Lula em Barbalha (Foto: Ricardo Stuckert)

“E eu olho na cara de cara um e digo: se acharem um Real na minha vida, que não for meu, eu não serei mais nada nessa vida”, afirmou. O ex-presidente reclamou do tratamento dispensado a ele por alguns dos integrantes da Lava Jato: “Eu estou ofendido e magoado. Ofendido porque eu nunca imaginei que aos 71 anos de idade, teria a vida cutucada por uns meninos do MPF”.

“Futucaram minha vida durante dois anos, eles já disseram que eu tenho um apartamento que não é meu, já disseram que eu tenho uma chácara que não é minha”, prosseguiu Lula. O ex-presidente sugeriu que lhe pedissem desculpas pelas acusações. “O cidadão que pegue a sua convicção e guarde para ele. Se está dizendo que eu fiz alguma coisa, que prove. Se não provar, peça desculpas. Não é vergonha pedir desculpas. Mas parece que ele não sabe”.

Fiquem tranquilos, a história vai julgar cada um de nós.

Lula avaliou que a perseguição de parte da imprensa e das autoridades se deve ao temor de que ele se candidate nas próximas eleições presidenciais: “Além de afastar Dilma, eles sabiam que tinham que ‘cuidar’ do Lula. ‘Se esse Lula se mete a ser candidato de novo, vai ser ruim pra nós'”. Mas deixou uma mensagem à militância: “Desde 2005 esse partido apanha de uma parte nojenta da imprensa. Fiquem tranquilos, a história vai julgar cada um de nós”

E garantiu: “Não pensem que nada nesse mundo vai me tirar de perto do povo do Brasil.”

Veja discurso na íntegra:

Lula discurso em ato político em Barbalha (CE)

Ato em Barbalha, no Ceará

Publicado por Lula em Quarta, 21 de setembro de 2016

Crato

Depois Lula foi ao Crato, cidade próxima a Juazeiro do Norte, onde participou de ato em apoio a Zé Ailton. O ex-presidente ressaltou seu legado para o país e mais uma vez refutou as acusações de seus perseguidores.

O ex-presidente relembrou o impeachment de Dilma Rousseff, que, segundo ele, “feriu a democracia”. “Temos que respeitar somente os presidentes eleitos democraticamente. Por que se ele não for eleito, é o quê?”, indagou. O público presente respondeu em voz alta: “Golpista”.

“Fomos a quinta economia mundial. Esse país mostrou que os pobres nunca foram o problema, mas sim os governantes que não gostavam de pobre”, disse Lula.

Lula no Crato (Foto: Ricardo Stuckert)

Lula no Crato (Foto: Ricardo Stuckert)

“Tinha vontade de ser presidente para provar que era possível que cada criança, mulher ou homem, pudesse ter o direito de tomar o café da manhã; que pudesse, no almoço, comprar um quilo de carne. E que pudessem deitar com a barriga cheia”. “Eu queria provar que filho de pobre não nasceu para ser ajudante de pedreiro, que ele podia ser o engenheiro”, acrescentou.

“Não me contentei enquanto eu não vi as filhas das empregadas domésticas no banco da universidade fazendo Medicina ou o que elas quisessem”

Lula exaltou o povo nordestino e ressaltou: “Quem mata as pessoas no nordeste não é a seca, é a falta de vergonha das pessoas que governaram esse país. A gente provou que é possível tornar o Nordeste melhor.”

Lula ainda afirmou que “o Brasil precisa aprender a conhecer o Nordeste, não a praia, a alma do nordestino. A generosidade desse povo”. Ele também disse que anda “muito preocupado com o que estão fazendo com nosso querido Brasil”. A seguir, a multidão gritava “Fora Temer”.

Veja discurso na íntegra:

Ato político em Crato (CE)

Lula fala na cidade de Crato, no Ceará

Publicado por Lula em Quarta, 21 de setembro de 2016

Iguatu

Em Iguatu Lula foi recebido por milhares de pessoas gritando “Lula eu te amo”. Em seguida ele respondeu: “eu também amo vocês”. “Eu estou aqui também para demonstrar o meu profundo agradecimento ao povo do Ceará, que sempre me apoiou e me tratou com tanto carinho”, acrescentou, ao lado do candidato pedetista à prefeitura Ednaldo Lavor.

Ele falou da perseguição que sempre sofreu, assim como o Partido dos Trabalhadores: “Desde que eu era Presidente eu fui atacado muitas vezes… Desde 2005 tentam destruir o governo do PT. E eu sei por que: desde que Cabral colocou os pés aqui, eles decidiram que índios, pobres e negros deveriam ser tratados como nada nesse país. E eu decidi provar para a minha própria consciência que isso não precisava ser assim”, afirmou.

O ex-presidente relembrou sua infância. “Desde muito cedo eu aprendi a perseverar. Que não existe nada de graça para a gente. Que tem que trabalhar. Eu lembro quando minha mãe não tinha o que colocar na panela pra nós e sempre dizia que o dia de amanhã seria melhor. É isso que me motiva a não reclamar, e sim lutar. O que me levou a presidência da República foi acreditar. Não adianta ninguém me dizer que tem uma coisa impossível de fazer. É só querer”

Eu lembro quando minha mãe não tinha o que colocar na panela pra nós e sempre dizia que o dia de amanhã seria melhor. É isso que me motiva a não reclamar, e sim lutar.

Lula também falou do impeachment da presidenta Dilma. “As pessoas que cassaram a Dilma, essas pessoas cassaram da forma mais vergonhosa possível os votos de vocês. Eles agora estão na rua pedindo votos de novo e a nossa vingança não é agredi-los, é sim eleger os nossos candidatos”.

“Eu vou lutar até o fim da minha vida para o Nordeste continuar melhorando”, disse Lula finalizando seu discurso.

Veja discurso na íntegra:

Ato político com Lula em Igatu (CE)

Lula fala em Igatu (CE)

Publicado por Lula em Quarta, 21 de setembro de 2016

Fortaleza

Ainda nesta quarta-feira,  Luizianne Lins, candidata do PT à prefeitura de Fortaleza, receberá o ex-presidente em um grande comício que começa às 16h na Praça do Ferreira. Luizianne foi prefeita de fortaleza entre 2004 e 2012 e atualmente é deputada federal pelo seu estado.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast