Natal: Carlos Eduardo falta a debates organizados por sociedade civil

Prefeito e candidato à reeleição Carlos Eduardo (PDT), em gesto autoritário, ignorou seis dos oito debates organizados por sindicatos e TVs comunitárias

Foto: Sarah Wollermann

Na manhã desta sexta-feira (23), o Sindicato dos Guardas Municipais do Rio grande do Norte (Sindguardas) convidou os candidatos a prefeito de Natal para uma sabatina em que cada um teria oportunidade de apresentar suas propostas para a área da segurança, uma das que mais preocupa à população de Natal.

Foi a oitava iniciativa de entidades da sociedade civil para comparar as propostas dos candidatos, e a sexta à qual o atual prefeito, Carlos Eduardo (PDT), simplesmente não compareceu.

Até agora, Carlos Eduardo ignorou os debates organizados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, em 22 de agosto, dos sindicatos dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte, em 12 de setembro, e dos servidores públicos municipais, em 16 de setembro, e o debate organizado pelo centro acadêmico do curso de gestão pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no último dia 19.

Foto: Sarah Wollermann

Foto: Sarah Wollermann

Nesta terça-feira (20), o prefeito finalmente compareceu a um debate organizado pelo CEI Mirassol, escola particular onde estudam os filhos da elite natalense, voltando a submeter-se ao confronto direto de idéias com seus adversários nesta eleição pela primeira vez desde 1º de setembro, quando participou de debate organizado pela afiliada local da TV Bandeirantes. No dia seguinte, porém, faltou ao debate da TV Universitária, canal de TV da UFRN.

Carlos Eduardo é esperado no último debate da campanha eleitoral, em 29 de setembro, marcado pela afiliada local da TV Globo, demonstrando que a estratégia de sua campanha é expor-se apenas em ambientes considerados amistosos por sua campanha ou TVs abertas de grande audiência.

Foto: Vlademir Alexandre

Foto: Vlademir Alexandre

Vocação autoritária

“A ausência do atual prefeito nos debates demonstra uma vocação autoritária, porque ele se recusa a dialogar sobre os problemas da cidade. O desrespeito não é apenas contra os demais candidatos, mas principalmente contra a população”, lamentou o candidato do PT, Fernando Mineiro, durante sua participação no debate do Sindicato dos Servidores de Natal. Mineiro participou de todos os debates para os quais foi convidado.

“Quem aplica o plano de governo, quem faz as políticas públicas se tornarem realidade, são os servidores. Como você vai valorizar e motivar o professor, o guarda municipal, os funcionários da saúde ou da auditoria fiscal, se você não dialoga com eles, se não entra em acordo com eles?”, completou Mineiro.

Como você vai valorizar e motivar o professor, o guarda municipal, os funcionários da saúde ou da auditoria fiscal, se você não dialoga com eles?

Duas das questões feitas por funcionários públicos aos candidatos, naquela ocasião, tratavam justamente da falta de contato com Carlos Eduardo: estão firmados em lei acordos pela data base (data de reajuste anual dos salários) e pela implantação do plano de cargos e carreiras dos funcionários públicos, mas o prefeito nunca aplicou e nunca recebeu os servidores para conversar sobre as medidas.

No debate da TV Bandeirantes, Mineiro questionou o prefeito sobre sua recusa em assinar o programa Juventude Viva, do governo federal, de combate à violência contra os jovens nas periferias.

“Eu desconheço esse programa, nunca fui convidado”, afirmou Carlos Eduardo. Mineiro, no entanto, assegurou que esteve em contato insistente com auxiliares do prefeito para que ele tomasse parte no programa federal. Os convites, porém, não foram atendidos. Assista:

Explica, Mineiro!Nós somos a candidatura de fato comprometida com as causas da juventude na cidade, principalmente em ações para coibir o extermínio da juventude negra. #MineiroTMJ #EquipeMineiro

Publicado por Fernando Mineiro em Sábado, 3 de setembro de 2016

“Natal tem muito a dizer. Na nossa gestão, a participação e o diálogo tomarão o lugar do isolamento e do autoritarismo”, afirma Mineiro, que tem realizado atos de campanha pela cidade todos os dias, além de colher propostas e sugestões, e respondê-las diretamente, pelas redes sociais.

Veja o programa eleitoral de Mineiro dedicado à necessidade de diálogo na cidade e compare a disposição ao contato direto com a população dos dois candidatos.

Programa #13 – Diálogo

O nosso último programa foi sobre a importância de dialogar com os principais segmentos da cidade para construir a Natal como a gente quer. #MineiroTMJ

Publicado por Fernando Mineiro em Domingo, 11 de setembro de 2016

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast