Natal: Mineiro deixa clara a necessidade de segundo turno

Após faltar aos 10 debates anteriores, o prefeito Carlos Eduardo evidencia que Natal precisa de um segundo turno; E MIneiro mostrou que estará nele

Fernando Mineiro, candidato do PT à prefeitura de Natal, participou do último debate televisivo antes da votação no primeiro turno das eleições na noite desta quinta-feira (29), na TV Cabugi/Globo, e mostrou, num confronto cara a cara, a diferença entre um projeto de futuro para Natal e a continuidade da gestão do atual prefeito, Carlos Eduardo (PDT), que faltou a mais de 10 debates organizados pela sociedade civil ao longo da campanha.

Ao longo do debate da TV Globo, Mineiro questionou o prefeito sobre temas que ele não respondeu ao longo da campanha, como o fato de que Carlos Eduardo nunca consultou os conselhos municipais para tomar decisões à frente da prefeitura e, na propaganda de TV, ter utilizado de imagens institucionais, produzidas com dinheiro público, para promover políticas públicas que nunca foram completamente aplicadas na cidade.

“Segundo o Ministério Público Federal, Natal caiu no ranking de transparência. Hoje, é a 19ª capital do país nesse quesito. Quem sabe quem ocupa a Ouvidoria da prefeitura? Nós queremos dar um novo papel à Ouvidoria, para que as pessoas sejam ouvidas. Carlos Eduardo entrou com mais de 100 representações no Tribunal Regional Eleitoral contra os candidatos da oposição porque não quer que mostremos a Natal real. Precisamos de outra cidade, outro modelo, não podemos mais ter capitania hereditária aqui”, criticou o candidato petista.

Mineiro destacou que, ao contrário da propaganda de TV do prefeito, menos de 53% das promessas para a saúde foram cumpridas, e o orçamento para a área em 2017 vai ser reduzido em R$ 100 milhões. Mineiro ainda questionou a ausência de ações para impedir alagamentos nas regiões centrais da cidade e a falta de regulamentação das zonas de proteção ambientais em Natal, ação necessária para qualificar o turismo na cidade.

“O prefeito aponta, com razão, que o turismo é uma atividade econômica central para Natal. E o que temos são as praias, mas em que situação elas estão? Olha a situação da Redinha, olha a situação de Ponta Negra. É necessário articular ações com as outras prefeituras, que é algo que você não faz porque não sabe fazer, já no décimo ano de gestão”, alfinetou Mineiro.

Carlos Eduardo chegou à prefeitura pela primeira vez como vice de Wilma de Faria (atualmente no PTdoB), e deixou a prefeitura nas mãos de sua própria vice, Micarla de Sousa (PV), antes de eleger-se novamente em 2008.

Mineiro questionou o prefeito sobre essa dança de cadeiras em um mesmo grupo político que pode deixar Natal nas mãos de seu vice, Álvaro Dias (PMDB), a partir de 2018: “o seu líder de governo na Câmara Municipal já anunciou sua candidatura a governador em 2018, deixando a prefeitura nas mãos de quem perdeu as eleições em 2014 e apoiou o golpe”, pontuou.

Por conta do pouco tempo para confrontar as diversas contradições entre o discurso do prefeito e a realidade em Natal, Mineiro apontou a importância de ter a oportunidade de continuar o debate no segundo turno: “Você viu, neste simples debate, a diferença que faz o tête-à-tête para discutir a nossa cidade”, afirmou Mineiro, em suas considerações finais. “Uma coisa é no estúdio, com marqueteiro, e outra é no cara a cara. Vamos para o segundo turno para debater o futuro da cidade com profundidade”, finalizou.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast