No Ceará, pequeno produtor diz que vida mudou a partir de Lula

De mulheres que cultivam pequenas hortas a famílias de vaqueiros que hoje podem criar os próprios animais, realidade mudou no sertão cearense

Kamilla Ferreira/Agência PT

Hoje se o pobre tem alguma coisa, foi pela presidência do Lula”, diz Egídio de Freitas

Uma afirmação comum entre agricultores familiares e pequenos criadores de gado quando falam de Lula é que ele “abriu as portas dos bancos para o pobre”. Isso se deve aos diversos programas de crédito criados ou ampliados durante o governo do ex-presidente, que efetivamente ampliaram as possibilidades para o pequeno produtor rural.

Em Morada Nova, o interior cearense, o vaqueiro Egídio de Freitas, 80 anos, que trabalhou desde a infância e cresceu na propriedade do patrão, conta que hoje tem casa própria e gado leiteiro, tudo conquistado após o governo de Lula.

“Hoje temos um pedacinho de terra para morar, temos as vacas de leite, o pobre tem sua criação, tem tudo. Hoje se o pobre tem alguma coisa, foi pela presidência do Lula”, diz Egídio.

“Hoje todo mundo tem criação, tem até terra, até propriedade, porque o Lula facilitou, o Lula abriu os bancos, os bancos facilitaram o pagamento de terra, e facilitou ainda mais com a Dilma.”

O vaqueiro Francisco Wellington de Freitas

Um dos filhos de Egídio, Francisco Wellington de Freitas, segue a mesma rotina no campo, ordenhando vacas todos os dias, e afirma que a vida melhorou após a passagem de Lula pelo planalto.

“A presidência de Lula para nós foi muito boa, ajudou bastante gente aí. Tem partes onde a gente não tinha como, nem acesso, para comprar uma vaca ou melhorar o rebanho, mas aí teve essa oportunidade que ele deu, aí a gente melhorou o rebanho. Foi o único que entrou e deu uma oportunidade para a gente.”

Outro vaqueiro da região, Francisco José Silva, afirma que “antes ninguém podia ir no banco e ir atrás de um recurso para comprar uma terra, uma vaca”.

“Lula deu oportunidade para todo mundo crescer, antes pobre não entrava com uma chinela no banco, hoje em dia um cidadão maior entra e o pequeno entra, vai no banco, faz seu pagamento.”

“A gente tem que agradecer muito, primeiramente a Deus e depois a Lula, que veio para dar um levantamento na nação pequena”.

Para Francisco José Silva “Lula deu oportunidade para todo mundo crescer”

Nos governos do PT, Lula e Dilma aperfeiçoaram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e multiplicaram o volume de crédito. Apenas para o período de 2014 e 2015, o governo disponibilizou R$ 24,1 bilhões a operações de custeio e investimento.

O Programa Cisternas também teve grande impacto, garantindo acesso a água para milhares de famílias.

Beneficiada em 2012 pelo programa de cisternas na comunidade Bom Jardim, em Quixadá (CE), Maria de Lourdes hoje ganha uma renda vendendo alimentos orgânicos nas feiras da região.

“Eu já tinha algumas plantas, já tinha um pequeno quintal, e foi crescendo com a chegada da cisterna”, conta Lourdes. “Hoje tenho meu produto para minha alimentação saudável, porque só vendo o que sobra, se não vai para a comida da família.”

“Foi muita evolução, porque antes os pobres não tinham oportunidade, e no governo do Lula e da Dilma teve muitas oportunidades, muitas mesmo, eles olharam para os pobres. Os bancos se abriram para os pequenos produtores, para os agricultores mesmo. Eu gostei e gosto, continuo com eles.”

Maria de Lourdes hoje ganha uma renda vendendo alimentos orgânicos

Outra moradora de Bom Jardim, Antônia Marta da Silva Lopes conseguiu implementar uma horta seguindo o modelo de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) com apoio da ONG Cetra, e mais tarde recebeu uma cisterna, passando a vender produtos em feiras da região.

“Costumo dizer o seguinte, eu comecei a viver de 2011 para cá, porque foi quando a gente teve acesso às políticas públicas, que já foi pelo governo Lula.”

“Antes a gente não tinha acesso a nada, o pobre era esquecido, só era enxergado na hora do voto, e quando o Lula assumiu foi que deu voz e vez para nós. Foi onde a gente veio para acordar e saber que a gente existia e tem direito.”

Ela conta que “o projeto PAIS veio em 2011 e daí que a gente veio acordar para o mundo. Com três meses da implantação do projeto a gente iniciou uma feirinha no distrito, começou fazendo de 15 em 15 dias e começamos a ter nossa renda extra. Era quase só mulher que ia”.

“Antes eu não comprava nem uma chinela para mim, esperava o ganho do homem, mas mulher não é para ser submissa ao homem, a gente é para ter a nossa vida independente. Hoje eu faço as minhas dívidas e sei que tenho da onde tirar para pagar”, relata Antônia, com orgulho.

Agrcultora Antônia Marta da Silva Lopes

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Pedro Sibahi, enviado especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast