No Dia do Trabalhador, brasileiros saem às ruas pela democracia

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizam atos pelo Brasil em defesa de direitos e contra o golpe; em SP, Lula e Dilma tem presença confirmada

São Paulo 17/04/2016 Ato dos Movimentos Sociais em Defesa da Democracia , no Vale do Anhangabau. Foto Paulo Pinto/Agencia PT

O 1º de maio é historicamente uma data de luta dos trabalhadores pelo mundo. Neste ano, no Brasil, as manifestações terão um componente especial: será também o dia em que brasileiros sairão às ruas em defesa da democracia. Boa parte dos atos terá a coordenação da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo, com a intenção de pressionar o Senado Federal a votar pelo encerramento da tentativa de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.

Além das entidades, dezenas de sindicatos e organizações sociais promoverão eventos de norte a sul para bloquear o julgamento inconstitucional autorizado pela Câmara dos Deputados contra Dilma. Em reunião em 19 de abril, o Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução em que repudia “o golpe contra a Constituição” e conclama a população para as jornadas de luta no Dia do Trabalhador.

“Um evento simbólico e incentivador nessa direção pode ser a realização de jornadas de luta em todo o País, culminando com um 1º de maio unitário de repúdio ao golpe, defesa da democracia e de bandeiras da classe trabalhadora”, diz o documento.

Em artigo publicado nesta segunda (25), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirma que a reação ao golpe precisa ser intensificada e se ampliar aos locais de trabalho, escolas, periferias e favelas, com manifestações em todas as cidades do Brasil.

“Sob a liderança do ex-presidente Lula, vamos continuar combatendo o golpe, aqui e no exterior. Novas mobilizações e outras formas de luta serão desfechadas nos próximos dias, antecipando a grande jornada democrática do 1º de maio. Vigilância, mobilização e luta, eis as tarefas a que a militância petista está convocada para deter o golpe”, diz Rui Falcão.

Dilma e Lula em SP
Em São Paulo, o ato democrático acontecerá no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h, e será dividido em duas partes. Das 10h às 14h, a mais de 60 lideranças políticas e organizações se revezarão em discursos de apoio à democracia e à classe trabalhadora. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula confirmaram presença. Após às 14h, haverá apresentações culturais e artísticas, como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Chico César e Detonautas Roque Clube.

Leia mais sobre o evento em São Paulo: http://bit.ly/1Wqh53v

ff966e0b3299b6d7af0d79ed4f1bd2ab

Confira a agenda de mobilizações por todo o país

Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast