“No jogo, que começa agora, os pessimistas já entram perdendo”, diz Dilma em pronunciamento

Às vésperas da abertura da Copa do Mundo, a presidenta fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e tevê no qual falou aos brasileiros sobre o evento e suas vantagens para o País

A presidenta Dilma Rousseff está confiante no sucesso que será a realização da Copa do Mundo no Brasil. Em pronunciamento oficial veiculado nesta terça-feira (10) em cadeia nacional de rádio e tevê, a presidenta saudou os turistas estrangeiros, conclamou a população a fazer um evento pacífico e inclusivo e criticou os que duvidaram da capacidade do País de realizar o Mundial.

“No jogo, que começa agora, os pessimistas já entram perdendo”, afirmou.

“Foram derrotados pela capacidade de trabalho e a determinação do povo brasileiro, que não desiste nunca”, completou Dilma

A presidenta lembrou que o País venceu os principais obstáculos e está preparado para a Copa, dentro e fora do campo.

“Diziam que não teríamos Copa porque não teríamos estádios. Os estádios estão aí, prontos”, disse.

A presidenta lembrou que os investimentos para a realização dos jogos no Brasil possibilitaram grandes avanços.

Os aeroportos, por exemplo, tiveram sua capacidade dobrada.  Com o aumento de emprego e renda verificado no País nos últimos 11 anos, o número de passageiros nos terminais aéreos saltou de 33 milhões, em 2003, para 113 milhões em 2010. A previsão é que cerca de 200 milhões de pessoas utilizem os aeroportos até 2020.

Legado – Segundo ela, a Copa apressou obras e serviços que já estavam previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em seu discurso, ela pontuou realizações, como a construção e ampliação de portos, avenidas, viadutos, pontes, vias de trânsito rápido e sistemas avançados de transporte público.

“Tenho repetido que os aeroportos, os metrôs, os BRTs e os estádios, não voltarão na mala dos turistas”.

Segundo Dilma, pelo menos três bilhões de pessoas vão transitar pelo País e se fascinar pela arte das 32 melhores seleções de futebol do planeta que se exibirão nos estádios brasileiros.

Ela lembrou que os brasileiros sempre foram bem recebidos nos outros países e pediu para que todos retribuam a generosidade com que sempre foram tratados.

“Esta será, também, a Copa pela paz e contra o racismo; pela inclusão e contra todas as formas de violência e preconceito; a Copa da tolerância, da diversidade, do diálogo e do entendimento”, afirmou.

As infraestruturas para o evento foram feitos  com financiamento dos bancos públicos federais e recursos oriundos de empresas privadas. Juntos os valores somam R$ 8 bilhões. Entre 2010 e 2013, entretanto, o governo federal, os estados e municípios investiram R$ 1,7 trilhão em educação e saúde. O valor é 212 vezes maior que o montante aplicado nos estádios.

“Vale lembrar, ainda, que os orçamentos da saúde e da educação estão entre os que mais cresceram no meu governo”, ressalvou a presidenta.

Em sua fala, ela lembrou que o País é hoje uma das sete maiores economias do mundo com uma ação maciça na distribuição de renda e redução das desigualdades.

Seleção – Aos jogadores da Seleção Brasileira, Dilma lembrou que, ao vestirem a camisa verde-amarela, eles materializam um patrimônio do povo brasileiro. Ela afirmou ainda esperar que a Copa deixe como legado a modernização da estrutura do futebol e das relações que regem o esporte.

“O Brasil precisa retribuir a vocês, e a todos os desportistas, tudo o que têm feito por nosso povo e por nosso País”, encerrou..

Leia a íntegra do pronunciamento da presidenta Dilma.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast