No Paraná, 15 mil professores tomam as ruas em novo protesto

O ato acontece em repúdio à violência sofrida por servidores públicos na semana passada

Professores da rede de ensino do Paraná participam de caminhada pelas ruas de Curitiba. O intuito do ato é protestar contra a violência policial. (Wilson Dias/Agência Brasil)

Cerca de 15 mil pessoas participaram, nesta terça-feira (5), de novo ato em repúdio à violência sofrida pelos professores da rede pública do Paraná, na semana passada. O ato se concentrou pela manhã na Praça 19 de Dezembro, centro de Curitiba, e seguiu em caminhada até o Palácio do Iguaçu, sede do governo do Estado. Os dados são do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

Os manifestantes repetiram o gesto do dia 1º e tingiram novamente de vermelho as águas do chafariz em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo, em repúdio à violência policial. Em seguida depositaram flores, em um gesto simbólico de paz.

prof_cur_prot00301

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ato lembrou os 213 feridos durante o protesto contra o projeto do governo estadual PL 252/15, aprovado no mesmo dia e sancionado pelo governador Beto Richa no dia 30. A medida modifica a fonte de pagamento de mais de 30 mil previdenciários, que passarão a ser pagos pelo Fundo Previdenciário dos Servidores Estaduais.

No início da tarde, os professores se reuniram em nova assembleia para avaliar o andamento da greve e definir próximas mobilizações. A categoria reivindica também um reajuste de 13,1% e melhores condições de trabalho.

prof_cur_prot00275

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações a Agência Brasil

PT Cast