“No RS, Lula vai se reencontrar com a história”, diz Pimenta

Deputado federal falou sobre as agendas e encontros do ex-presidente e destacou a importância de revisitar seu legado no Rio Grande do Sul

Reprodução

O deputado Paulo Pimenta com o ex-presidente Lula

Na quarta etapa do projeto Lula Pelo Brasil, o ex-presidente Lula terá a oportunidade de revisitar tudo que fez pelo povo do Sul do país, mas também será um momento de reencontro com a história, principalmente em sua passagem pelo Rio Grande do Sul.

Para o líder do PT na Câmara, natural de Santa Maria, Paulo Pimenta, a visita do ex-presidente ao estado será uma grande oportunidade de denunciar a situação “dramática”.

“Temos um governo falido, que não paga salários. Então, o povo lembra daquele momento positivo quando tivemos uma economia baseada na capacidade de consumo, uma ideia de desenvolvimento para o estado que possui uma indústria importante como o setor moveleiro, por exemplo. Então, nesse momento, o que o presidente Lula defende tem a ver com toda a necessidade do povo gaúcho”, afirma o parlamentar.

De fato, Lula deixou um importante legado para a população santa-marinense. Só no programa Bolsa Família, foram beneficiadas 8.701 famílias em 2016, um total de quase 35 mil pessoas atendidas. Mais de 500 famílias se beneficiaram com o Luz para Todos, e com o Minha Casa, Minha Vida, foram 6.410 moradias (5.512 das quais entregues), num investimento de mais de R% 420 milhões.

Na Saúde, 19 médicos do programa Mais Médicos atenderam 55,6 mil pessoas, e um total de 86.600 pessoas foram beneficiadas pelos medicamentos gratuitos distribuídos em 86 farmácias da rede Aqui tem Farmácia Popular.

Além de ter criado cem novas vagas de medicina desde 2013, o legado de Lula na saúde conta ainda com três equipes de saúde bucal e um Centro de Especialidades Odontológicas com o Brasil Sorridente, além de três ambulâncias básicas e uma UTI móvel no SAMU.

No Pronaf, foram 461 contratos na safra de 2015/2016, com recursos de R$ 15,79 milhões.

Na educação, as matrículas no Ensino Superior cresceram de 16 mil para 30 mil entre 2003 e 2014, foram concedidas 4.514 bolsas no PROUNI, 4.555 contratos no FIES e 20.674 matrículas no Pronatec.

Defesa da democracia e dos direitos dos brasileiros

Paulo Pimenta destaca a agenda do ex-presidente pelo Rio Grande do Sul, que terá já no primeiro dia um encontro com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e visitas aos museus de Jango e Getúlio Vargas, em São Borja.

“A visita a São Borja tem um simbolismo muito particular, pois é o encontro de Lula com a história do Brasil. A visita a Getúlio Vargas nos leva ao grande debate sobre a Previdência, as questões trabalhistas e a defesa do nosso petróleo. Falando de Jango, vamos relembrar as reformas de base, a reforma agrária e, com Brizola, sobre educação, o monopólio das comunicações, como a Globo”, afirmou.

Ele lembra, ainda, a visita que Lula fará a São Miguel das Missões, local que foi palco de resistência dos guaranis sobre os impérios espanhol e português, símbolo da luta contra o imperialismo. “Essa é uma caravana muito especial, pois tem esse resgate histórico que faz todo sentido quando também vemos o legado de seus governos”, disse Pimenta.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast