“O que você sofreu foi uma agressão ao povo brasileiro”, diz Lula à Dilma

Eles participaram de ato político em reforço à aliança partidária no estado e em apoio as pré-candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo e de João Paulo (PT) ao Senado

Foto: Cadu Gomes/ AgPT

AG13061404

Afinados: ao lado do pré-candidato ao governo de PE, Armando Monteiro, Dilma e Lula posam com violas de repentistas

Em ato político realizado em Recife (PE), na noite desta sexta-feira (13), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou as agressões sofridas pela presidenta Dilma Rousseff durante a abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo. “O que você sofreu ontem não foi uma agressão à presidenta, foi uma agressão ao povo brasileiro”, disse Lula após entregar-lhe uma rosa branca à Dilma em símbolo de paz.

“Nossa vingança será a vitória”, completou.

A presidenta voltou a comentar o episódio que classificou como “lamentável”. “Não está à altura do Brasil e nem do povo brasileiro”, afirmou. Mais cedo, durante inauguração do BRT, no DF, Dilma afirmou que não será atemorizada por agressões verbais.

Dilma também falou sobre o governo e as ações desenvolvidas no Brasil nos últimos 12 anos. Ao longo do dia, ela participou da inauguração da Via Mangue, do Terminal Cosme e Damião e da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprgo (Pronatec) na capital pernambucana.

Para ela, o maior acerto das gestões do PT foi assumir o  compromisso com a inclusão social e a redução das desigualdades. “Melhoramos a renda de todas as camadas sociais e, mais ainda, a dos pobres”, disse a presidenta.

O encontro, um dos mais importantes que antecedem as eleições de outubro, contou ainda com a presença do senador e pré-candidato ao governo do estado, Armando Monteiro (PTB), e do deputado João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado.

Dilma também questionou o comportamento de seus adversários e a “mudança”  que a oposição propõe, caso seja eleita. “Eles estão dizendo uma coisa estarrecedora: vão fazer a mesma coisa que nos fizemos”, afirmou Dilma.

“É estranhíssimo, porque eles combateram tudo o que fizemos”, disse a presidente. Para ela, quem fala isso subestima a inteligência do povo brasileiro.

Durante a reunião, Lula afirmou que algumas pessoas pertencentes à elite brasileira estão incomodadas com os avanços vividos pelo País nos últimos 11 anos. “Mesmo que em minorias, algumas pessoas nasceram com complexo de vira-latas, de pessoa de segunda categoria”, disse.

De acordo com o ex-presidente, essa insatisfação está ligada ao preconceito contra a camada pobre da população.

Dilma e Lula estavam bastante descontraídos. Eles chegaram a posar para os fotógrafos com violas de uma dupla de repentistas que se apresentou no evento.

Aliança – O deputado João Paulo destacou os principais programas das gestões de Lula e Dilma, que tem promovido mudanças profundas no País e incluído milhões de brasileiros. O pré-candidato ao governo, Armando Monteiro, explicou que a aliança firmada entre os dois partidos não é aleatória e destacou os avanços vividos pelo estado, com apoio do governo federal.

“A presidenta Dilma não tem medido esforços em ações assistenciais e de caráter estruturante, em Pernambuco”, afirmou.

A presidenta Dilma destacou as principais obras realizadas pelo governo federal no estado, tais como a transposição do Rio São Francisco, o Canal do Agreste, além dos investimentos na área de infraestrutura e programas sociais. “Aqui nós estamos oferecendo desenvolvimento, emprego, oportunidade e rede de proteção social.  A palavra chave é superação”, concluiu.

Por Victoria Almeida, enviada especial da Agência PT de Notícias.