Nota de pesar pela morte de Edésio Franco Passos

O Partido dos Trabalhadores lamenta o falecimento, nesta terça-feira (09), aos 77 anos, do ex-deputado federal e um dos fundadores do PT no Paraná

O Partido dos Trabalhadores lamenta o falecimento do companheiro Edésio Franco Passos ocorrido nesta terça-feira (09) em Florianópolis. Militante de esquerda e um dos fundadores do PT no Paraná, Edésio foi um notório advogado trabalhista e sindical do estado do Paraná e do Brasil.

Leia a nota, na íntegra:

“É com pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Edésio Franco Passos. Edésio Passos foi deputado federal pelo Paraná, notório advogado das causas trabalhista do estado do Paraná e do Brasil, além de Diretor administrativo de Itaipu Binacional nos governos Lula e Dilma. Fundador histórico da legenda em seu estado, Passos, em 1985, foi o primeiro candidato a prefeito pelo PT em Curitiba, depois de 21 anos de período de ditadura militar no Brasil.

O velório de Edésio Franco Passos acontecerá nesta quarta-feira (10/08), das 8h às 15h, na Sala Esmeralda da Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26), em Curitiba-PR.

O Partido dos Trabalhadores presta todas homenagens e se solidariza com a família e amigos do querido companheiro Edésio Franco Passos.

Edésio Passos, presente!”

Rui Falcão, Presidente Nacional do PT

O Diretório do PT no Paraná também divulgou nota de pesar.

Com profunda tristeza e sentimento inestimável de perda, lamentamos o falecimento nesta terça-feira (9) do advogado trabalhista Edésio Passos. Uma das maiores referência nacionais na defesa de trabalhadores, dos movimentos populares e das lutas sociais, Edésio Passos honra a história e militância do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação. Ele também auxiliou na construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de inúmeras entidades sindicais e organizações de luta por moradia e por mais de 50 anos assessorou esses sindicatos e atuou nessas lutas. Na histórica greve dos jornalistas do Paraná, em 1963, Edésio era presidente da entidade representativa da categoria e liderou esse movimento.

Foi deputado federal pelo PT-PR de 1991 a 1994, o primeiro candidato a governador pela legenda e primeiro candidato a prefeito pelo PT em Curitiba, também primeiro dirigente a ocupar a secretaria-geral do Partido no estado. Num tempo em que a resistência foi o caminho que norteou todas as conquistas que se seguiram na construção e fortalecimento da organização social e política da classe trabalhadora. Por diversas vezes, se desafiou nas candidaturas majoritárias e proporcionais do Partido.

Exerceu, nos últimos anos, a função de diretor-administrativo da Itaipu Binacional nos governos de Lula e Dilma.

Dividimos o sentimento de perda e nos solidarizamos com a família, amigos, colegas de trabalho, advogados, juristas, lideranças sindicais e das lutas populares.

O velório acontecerá nesta quarta-feira (10), das 8h às 15h, na Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26).

O PT-PR, o Brasil e os trabalhadores perderam hoje um grande guerreiro, que estará sempre vivo em nossos corações, memória, agradecimentos e reconhecimento. Edésio Passos, presente!

Enio Verri, Presidente do PT-PR

Da Redação da Agência PT de Notícias